Pixels ZN

Em tempos de Privatização: A luta pelo Parque Publico no Pertuche continua!




ZONA NORTE, MUITO VERDE NUMA REGIÃO VERDE CARENTE DE PARQUES

- No momento em que a Cidade de São Paulo completa 463 anos, não faltam movimentos importantes em defesa de novos parques na Zona Norte - SP. De forma contraditória (e quase inacreditável), a região que abriga a Serra da Cantareira é carente de áreas verdes de domínio público.

- Exemplo disso é a situação das antigas subprefeituras (atuais prefeituras regionais) da Freguesia/Brasilândia e Casa Verde/Cachoeirinha. Juntas, elas somam quase 800 mil habitantes e apenas um parque municipal - o Parque Linear Canivete.
- Entra governo, sai governo – e continuamos sem o Parque Público do Parque Peruche, o Parque Itaguacu Da Cantareira, o Parque Linear Córrego do Bispo, o Parque Sítio Morrinhos, o Parque Municipal da Brasilândia, o Parque Morro Grande, o Parque do Bananal, o Parque Linear Edu Chaves, entre tantos outros. 
- Este mapa da REDE NOVOS PARQUES SPmostra o crescimento dos movimentos na zona Norte. Presença e história de lutas existem. Falta mais força política para pressionar o Poder Público a fazer acontecer.
- Novas formas de articulação, planejamento e pressão são necessárias. A demanda por parques crescerá cada vez mais na Zona Norte e poderá ser um vetor de desenvolvimento da região.

André Cintra



O Parque Público do Parque Peruche


Otacilio Ribeiro

No Parque Peruche, bairro dos esportistas e sambistas tem uma área verde arborizada de 63 mil metros, cheio de pés de jabuticabas, e denominada Chácara do Niazi. Eu e outros moleques nos anos 60 íamos pegar jabuticabas ali, porém tínhamos que ser bom de corrida, pois o caseiro que não dava mole e costumava correr atrás de nós com seu trabuco. 

O tempo passou e na década de 80, mais precisamente em 1982, já adultos, resolvemos fundar um movimento para que tal área, praticamente abandonada, se tornasse em um lugar de lazer e esporte. Fundamos o Movimento pela Construção do CDM Parque Peruche. Isto porque o Parque Peruche, apesar de ser um bairro que revelou os maiores esportistas do Brasil: Eder Jofre, Ademar Ferreira da Silva, Basílio Pé de Anjo, Serginho Chulapa, para citar apenas alguns, não tinha e nem tem ao menos um metro quadrado de área verde ou de esportes. 

Então desde 1982, apesar da descrença de alguns, que achavam impossível conseguir tal área pertencente a um milionário, lutamos muito. Fizemos abaixo assinados, reivindicações e após uma enorme batalha, conseguimos inserir no atual Plano Diretor da Cidade de São Paulo a área da Chácara do Niazi, como área de proteção ambiental, e destinada à construção de um Parque Público.

Continuamos a lutar para que tal acontecesse e, passa prefeito e volta prefeito e nada. A luta continuou e não é que, após 27 anos, apareceu um prefeito sensível a nossos pleitos Gilberto Kassab. E agora em abril de 2009, através de decreto assinado pelo prefeito Kassab, a nossa almejada área será um Parque Público. 

Agora imaginem rapaziada, com a Olimpíada em nossa porta, o Parque Peruche com um Parque Público. Se o Parque Peruche sem qualquer área de esportes deu tantos grandes esportistas para o Brasil, imaginem agora com sua almejada área de esportes. Valeu Prefeito, estamos juntos, misturados e ansiosos para inaugurarmos o nosso Parque Público.


E-mail do autor: otacilioribeiro@ig.com.br E-mail: otacilioribeiro@ig.com.br

Nenhum comentário:

Visitantes