Pixels ZN

DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS PARA BRASIL E PARA A VENEZUELA.

OAS Threatens to Suspend Venezuela While Ignoring Recent Ouster of Brazil’s Dilma Rousseff

Ignorando Golpe de Estado de Rousseff

A Organização dos Estados Americanos anunciou que vai realizar uma reunião de emergência para discutir a pedido dos EUA a possibilidade de suspender a Venezuela por violar a Carta da OEA. 
Secretário Geral da OEA, Luis Almagro disse que a Venezuela tinha sofrido "graves alterações da ordem democrática."

Mas os defensores do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro têm criticado a OEA por alvejar Venezuela, e não ao Brasil, onde a democraticamente eleita presidente Dilma Rousseff foi recentemente derrubada do poder no que muitos descreveram como um "golpe branco". o embaixador da Venezuela junto à OEA, Bernardo Álvarez, falou a "Democracy Now" sobre a situação na Venezuela e as ações da OEA.

NOTA: Esta é a primeira transcrição. A forma final pode ser diferente.

Amy Goodman: Eu sou da Democracy Now !, democracynow.org. . Sou Amy Goodman, quando nos olhamos para a América Latina. 

A Organização dos Estados Americanos anunciou que vai realizar uma reunião de emergência para discutir se um de seus países-membros deve ser suspenso por violar Carta Democrática da OEA. Mas você pode ser surpreendido por o que o país está a ser alvoinacreditavelmente, não é o Brasil, em que a presidente democraticamente eleita Dilma Rousseff foi recentemente derrubada do poder no que muitos descreveram como um golpe. Em vez disso, a OEA está indo atrás da Venezuela, que está no meio de sua pior crise econômica em anos.

Secretário Geral da OEA, Luis Almagro disse terça-feira a Venezuela tinha sofrido, abra aspas: "graves alterações da ordem democrática". Em uma carta, Almagro criticou o governo do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, escrita, abra aspas, "Esqueceram-se para defender a longo prazo em geral e coletivo bom, ao longo de curto prazo ganho individual ... política imoral perde essa visão, porque seu único interesse é permanecer no poder ". O secretário-geral da OEA, Almagro, também acusou Maduro de perturbar a democracia através do bloqueio do Congresso controlado pela oposição e colocando os legalistas no Supremo Tribunal Federal. 

O movimento antidemocratico da OEA, para buscar suspensão de um governo democraticamente eleito é sem precedentes. No passado, a Carta Democrática só foi invocado em golpes, mais recentemente em Honduras após o golpe 2009, contra Mel Zelaya, o presidente democraticamente eleito. Na terça-feira, o presidente venezuelano, Maduro, criticou a OEA por intervir na política venezuelana.

NICOLAS MADURO: A direita internacional realizou um golpe no Brasil, e da Organização dos Estados Americanos ficou em silêncio. Agora eles estão ameaçando a intervir em nosso país - secretário-geral da Organização dos Estados Americanos. Nós vamos dar-lhes combate nas ruas da América Latina e do Caribe. Vamos lutar a batalha pela Venezuela e Brasil, pela independência, pela paz.





Amy Goodman: Enquanto isso, Henry Lisandro Ramos Allup, o presidente do Congresso controlado pela oposição da Venezuela ligada aos EUA, elogiou a ação da OEA.

Amy Goodman: Compare o que está acontecendo na Venezuela, com o que está acontecendo no Brasil, com a remoção da presidente democraticamente eleita Dilma Rousseff e a resposta da OEA para cada um de seus países.

BERNARDO ÁLVAREZ HERRERA: Nós, como você sabe, nós respeitamos todos os países, e nós participamos de uma organização multilateral. Para a Venezuela, Venezuela, juntamente com membros da ALBA, eles emitiram um comunicado, desde o início, e eles dizem que o que temos visto no Brasil é um coup d’état.
Como você disse, o governo do Brasil não levantou a questão da situação política no Brasil na OEA, e o senhor Almagro não fez também. Então, isto também é como, você pode ver, uma moral dupla, como você qualifica situações em países e como você age em alguns países e em outro não. Assim, novamente, eu acho que o que está por trás disso é uma enorme campanha política e da mídia, e tentando desestabilizar o governo da Venezuela. Isto não é novo. Eles vem tentando fazer isso há 50 anos. Eu não vi no passado uma enorme campanha tal qual esta. 

Amy Goodman: Você chama o que aconteceu no Brasil, a remoção do presidente, Dilma Rousseff, um golpe de Estado?

BERNARDO ÁLVAREZ HERRERA: Nós, a Venezuela tem feito isso e tem dito, e não apenas a Venezuela, países da ALBA, eles emitir um "communiqué", e eles disseram claramente que, para nós, foi um golpe de Estado, o que aconteceu no Brasil.

Amy Goodman: Bernardo Álvarez, eu quero te agradecer por estar conosco, embaixador da Venezuela junto à Organização dos Estados Americanos. De 2003 a 2010, ele serviu como embaixador da Venezuela para os Estados Unidos.

Somos Democracy Now!, democracynow.org, "The War  and Peace Report". Quando voltarmos, vamos falar sobre o que aconteceu no Brasil. E o que os Jogos Olímpicos Rio significa? Será que os Jogos Olímpicos do Rio apoia o governo golpista? Fique conosco.

Nenhum comentário:

Visitantes