Pixels ZN

UPA! DOMINGO TEM ELEIÇÃO NA ARGENTINA? ADIVINHA PORQUE NÃO TEM COBERTURA NO PIG!


Confira em vídeo: Lula, Cristina e Scioli inauguram UPA na Argentina
No domingo (25), 32 milhões de argentinos irão às urnas para escolher o sucessor da presidenta Cristina Kirchner, que em dezembro conclui seu segundo mandato consecutivo. Todas as pesquisas de opinião coincidem que o mais votado será o candidato governista, Daniel Scioli, atual governador da província de Buenos Aires – a maior e mais rica do país. 
No total seis candidatos concorrem ao cargo. A grande incógnita é se Scioli conseguirá garantir a vitória no primeiro turno ou se terá que enfrentar o segundo mais votado no próximo dia 22 de novembro. 

O empresário e atual prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri, é o favorito da oposição e está apostando todas as fichas em um segundo turno. 


Daniel Scioli lidera as pesquisas de intenção
de voto para a Presidência da Argentina 
 Scioli necessita pelo menos 40% dos votos ou um mínimo de 10 pontos de vantagem sobre Macri
Scioli: 38,3% 
Mauricio Macri: 29,2% 
Sergio Massa:21%


FONTE: Management & Fit


Nos últimos doze anos, a Argentina tem sido governada pelo casal Kirchner: primeiro por Nestor (2003-2007), depois por sua mulher Cristina, reeleita em 2011, meses após a morte do marido. 
Tanto os Kirchner como Scioli pertencem ao Partido Justicialista ou Peronista, que integra a Frente pela Vitoria (FPV) e promete manter a forte presença estatal na economia. Já o partido de Macri, o Proposta Republicana (PRO) integra a coligação política Cambiemos - que em português significa "mudemos". 


As pesquisas de opinião demonstram que os argentinos estão cada vez mais avessos a mudanças radicais – mesmo achando que elas podem ser um mal necessário, em um pais que tem dois dígitos de inflação anual. Eles passaram por várias crises – a mais grave, em 2001, resultou no confisco das contas bancárias, na desvalorização do peso (que durante uma década esteve ancorada ao dólar norte-americano) e na moratória da dívida externa. 


“A grosso modo podemos dizer que um terço dos eleitores argentinos quer ficar do jeito que está, com uma importante presença do Estado na economia, e votará em Scioli; outro terço, mais conservador, quer mudanças e votará em Macri; e uma terceira parte está satisfeita com a situação, mas gostaria de fazer alguns ajustes”, explicou a analista politica Mariel Fornoni. 
“E neste terceiro poço, de eleitores moderados, que Scioli e Macri estão buscando votos”.

TEMAS ABORDADOS PELOS CANDIDATOS AO LONGO DA CAMPANHA
O problema, para ambos, é que muitos moderados se sentem representados por Sergio Massa – o terceiro colocado nas pesquisas de opinião. Ex-aliado do governo, ele tem o apoio de peronistas dissidentes, entre eles, Roberto Lavagna – que foi ministro da Economia de Nestor Kirchner e considerado o responsável pela recuperação da Argentina após a crise de 2001. 
Em agosto foram feitas prévias, que na Argentina são abertas, simultâneas e obrigatórias e acabam funcionando como uma enorme pesquisa de opinião. Pouco mudou em relação àquela votação, na qual Scioli saiu em primeiro lugar, Macri em segundo e Massa em terceiro. candidato à Presidência da Argentina Mauricio Macri Mauricio Macri é o principal candidato da oposição à Presidência argentina
“Por outro lado, a eleição de domingo é a mais incerta, porque ninguém sabe se haverá um segundo turno e o que pode acontecer se Scioli e Macri se enfrentarem em novembro”, disse o analista político Roberto Bacman. 
Segundo o analista politico Rosendo Fraga, muitos dos votos peronistas de Massa dificilmente irão para Macri - mas é impossível especular. 

Para assegurar a vitória no primeiro turno, Scioli precisa 45% dos votos ou, no mínimo, 40% com uma diferença de dez pontos porcentuais em relação ao segundo colocado. Todas as pesquisas de opinião dizem que – se ele ganhar – vai ser por uma margem muito estreita. 

“Na Argentina, o segundo turno presidencial e quase uma exceção”, disse o analista político Ricardo Rouvier. 
Desde o retorno à democracia, todos os presidentes foram eleitos no primeiro turno. Somente em 2003 – quando o país saía da mais grave crise de sua recente história, tendo trocado de presidente cinco vezes em duas semanas – houve a possibilidade de um segundo turno. 
Na época, o então presidente Carlos Menem iria enfrentar Nestor Kirchner. Apesar de ter sido o mais votado no primeiro turno, Menem sabia que seria derrotado no segundo e renunciou na véspera. 


Kirchner virou presidente com apenas 22% dos votos, inaugurando a era “kirchnerista”, que termina quando sua viúva, Cristina, entregar a faixa presidencial ao sucessor. Além de Scioli, Macri e Massa, concorrem nas eleições deste domingo Margarida Stolbizer (Aliança Progessistas), Nicolas del Caño (Aliança Frente de Esquerda e dos Trabalhadores) e Adolfo Rodrigues Saa (Aliança Compromisso Federal). 

Nenhum comentário:

Visitantes