A Ignorância crassa dos que tem o poder de censura no Facebook

Maria Frô
Por Maria Frô abril 17, 2015 17:51
A Ignorância crassa dos que tem o poder de censura no Facebook

     

 
ignorância
A foto acima são de indígenas botocudos, do Espírito Santo, de 1909.

Uma foto de domínio público que faz parte do Acervo digital que o Ministério da Cultura acaba de pôr no ar.
Ela servia de divulgação no facebook do lançamento do Portal: Brasiliana Fotográfica Digital:
Brasiliana Fotográfica é um espaço para dar visibilidade, fomentar o debate e a reflexão sobre os acervos deste gênero documental, abordando-os enquanto fonte primária mas também enquanto patrimônio digital a ser preservado.
Esta iniciativa começa com a união de esforços da Fundação Biblioteca Nacional e do Instituto Moreira Salles. A ela poderão vincular-se, no futuro, outras instituições do Brasil e do exterior, públicas e privadas, detentoras de acervos originais de documentos fotográficos referentes ao Brasil.
Para tanto, as instituições interessadas deverão contribuir com arquivos digitais e respectivos metadados que estejam de acordo com os padrões adotados internacionalmente.
O Ministério da Cultura reagiu acertadamente a bestificação do Facebook e hoje fez uma coletiva para informar que:

COLETIVA DE IMPRENSA, ÀS 16H30 – MinC acionará judicialmente o Facebook contra censura na rede
 
O Ministério da Cultura (MinC) anuncia agora à tarde que adotará medidas legais contra decisão do Facebook de bloquear fotografia histórica de um casal de Índios Botocudos, publicada em sua fanpage. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, concederá entrevista coletiva, às 16h30, na sede do MinC para tratar do assunto.
A coletiva será transmitida ao vivo pelo site do MinC www.cultura.gov.br
A foto, em domínio público, integrava um post de divulgação do lançamento do Portal Brasiliana Fotográfica, site lançado nesta sexta-feira, às vésperas do Dia do Índio, pela Fundação Biblioteca Nacional e o Instituto Moreira Salles e que conta com mais de duas mil imagens históricas dos séculos XIX e XX.