Pixels ZN

Somos Todos Brasileiros, Somos Todas Brasileiras – A Favor da Democracia, Contra o Preconceito!

 
Liderança do PT na Câmara dos Vereadores realiza ato em repúdio a manifestações preconceituosas
O ato “Somos Todos Brasileiros, Somos Todas Brasileiras – A Favor da Democracia, Contra o Preconceito” marcou, além do repúdio às declarações separatistas do deputado estadual eleito Coronel Telhada, novos episódios de intolerância dentro da própria Câmara



Organizado pela liderança do PT na Câmara dos Vereadores de São Paulo, o ato “Somos Todos Brasileiros, Somos Todas Brasileiras – A Favor da Democracia, Contra o Preconceito” marcou, além do repúdio às declarações separatistas do deputado estadual eleito Coronel Telhada, novos episódios de intolerância dentro da própria Câmara. Nesta semana, o líder do PT na casa, vereador Alfredinho, foi ofendido com manifestações preconceituosas, justamente enquanto discursava no plenário da Câmara condenando manifestações divisionistas, separatistas e intolerantes aos nordestinos, intensificadas após a reeleição da presidenta Dilma Rousseff.
“Devemos combater a intolerância. Não devemos aceitar o preconceito com qualquer pessoa, seja por sua origem, sua opção sexual, religiosa ou política. São Paulo é a cidade de todos”, disse o vereador.

O diretório municipal do PT na Capital já tinha se manifestado sobre o assunto. Na terça-feira, o presidente Paulo Fiorilo divulgou nota em que condena o ocorrido.
"A ofensa não foi só contra o vereador Alfredinho, mas contra toda a bancada do PT, o Partido dos Trabalhadores (PT) e contra todos aqueles comprometidos com um País mais igualitário e sem discriminação", diz a nota.
 
Durante o ato, o vereador e presidente do diretório municipal, Paulo Fiorilo, destacou que a atividade foi um gesto de repúdio àqueles que querem dividir a nação.


 O ato também contou com apresentações culturais e a presença de diversos movimentos sociais, intelectuais, artistas e lideranças políticas.
Conselho Municipal da População Nordestina
Uma das medidas da administração Fernando Haddad para conter a onda conservadora e xenófoba que surgiu após o pleito eleitoral é a ativação do Conselho Municipal da População Nordestina. O anúncio foi feito em primeira mão pelo secretário de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo, Rogério Sotilli, também presente no ato.

Em sua explanação, o secretário destacou que, para evitar a intolerância, o estado deve investir em políticas de integração e de memória e verdade. “Esse conselho será criado para reunir uma comunidade muito importante para economia, para sociedade e para a cultura da cidade de São Paulo”, disse. Sotilli também pontuou que o primeiro passo da gestão Haddad visando resgatar a história e valorizar a diversidade foi a implantação da Comissão Municipal da Verdade.
Segundo Rogério Sotilli, o ódio demonstrado nas declarações separatistas e intolerantes representa a cultura de violência criada durante a ditadura militar.

Sobre o novo órgão, o secretário explicou se tratar de mais uma ação da prefeitura na construção de uma cidade livre de preconceito, mais justa e democrática. "Não há outros. Somos todos iguais", salientou.
 

Nenhum comentário:

Visitantes