Pixels ZN

HADDAD VISITA CRECHE VOVÔ PLASA E CEU JAÇANÃ

 
 
  
 
 No Tremembé, zona norte, Haddad conversou com pais e professores da CEI Vovô João Plasa sobre o atendimento em educação infantil e sobre a operação no período de férias.

FOTOS: BLOGDAZONANORTEO atendimento nas creches durante o período de férias em janeiro envolverá unidades diretas, indiretas e conveniadas. De acordo com a demanda apresentada pelos pais, as Diretorias Regionais de Ensino organizarão a abertura dos Centros de Educação Infantil. Operação ocorre de 5 a 30 de janeiro e poderá envolver todas as mais de 1.600 creches da rede.

 
“É um esforço enorme de compatibilização dos direitos dos trabalhadores da educação com o direito sobretudo das mães trabalhadoras que dependem de uma assistência por parte do município para continuarem seu trabalho”, afirmou Haddad, em visita nesta segunda-feira (17) ao Centro de Educação Infantil Vovô João Plasa, localizada no Tremembé, zona norte.
A inscrições para o atendimento de férias serão realizadas até a primeira quinzena de dezembro nas próprias unidades. “A partir desta semana, com a publicação de uma portaria, começam as inscrições. Os responsáveis pelas creches vão conversar com as famílias”, disse o secretário César Callegari (Educação). “Em junho deste ano nós abrimos [para o período de férias de julho] mais de mil creches para que elas pudessem ser postas à disposição de 95 mil crianças que foram inscritas. Só que apenas 45 mil apareceram. Isso não pode acontecer. Porque isso custa para todo mundo”, afirmou Callegari. Além disso, segundo o secretário, o período de convivência com a família nas férias é muito importante para o desenvolvimento infantil.
Os profissionais que trabalharem no período tirarão férias em outros meses do calendário escolar. Os professores de Educação Infantil interessados deverão se inscrever até o dia 26 de novembro, conforme a ficha publicada no Diário Oficial da Cidade de 15 de novembro.
Na inscrição, os educadores poderão escolher se querem atuar por 15 dias (entre 5 e 16 de janeiro ou entre 19 e 30 de janeiro) ou o período completo. Os profissionais de Educação da rede direta que atuarem nas férias receberão pontuação para fins de evolução funcional.
Visita
A unidade visitada pelo prefeito Haddad na manhã DE 17/11 começou a funcionar em outubro de 2014 e é uma dos maiores da rede municipal, com 501 vagas, sendo 306 de berçário e 195 de mini grupo. A creche, administrada pela associação Novo Horizonte da Cidade Tiradentes, conta com 20 salas de aula, cozinha, refeitório, lactário, fraldário, brinquedoteca e parques coberto e descoberto.
“Eu e o secretário de Educação temos feito toda semana uma visita a uma nova unidade educacional, para avaliar não só a evolução quantitativa mas para avaliar a questão qualitativa das unidades, se os novos equipamentos estão em sintonia com os desejos da comunidade”, disse Haddad, na abertura de conversa com cerca de 80 pais e educadores da escola. Nos últimos dois anos, a área de Jaçanã e Tremembé recebeu oito novos Centros de Educação Infantil, que criaram cerca de 2.000 vagas.


Durante o encontro, Haddad falou sobre o programa de Proteção Escolar, que levará guardas civis metropolitanos para trabalhar em sistema de atividade complementar nas unidades escolares. “As inscrições estão abertas. Vamos cuidar de algo muito importante que é a segurança das nossas crianças. Vamos ampliar a jornada de quem puder, colocando os guardas nas escolas”, afirmou Haddad.


Os GCMs voluntários poderão trabalhar até oito horas diárias, fora do horário de expediente, por até dez dias, totalizando 80 horas por mês. A remuneração é de R$ 20 por hora, podendo somar até R$ 160 por dia de trabalho. Inicialmente serão oferecidas 1.500 vagas e segundo a Secretaria de Segurança Urbana, os guardas vão atuar inicialmente em 200 escolas da rede municipal.





Nenhum comentário:

Visitantes