Pixels ZN

BRASIL E URUGUAI SUBSTITUIRÃO MOEDAS DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS - DE DÓLARES AMERICANOS PARA REAIS E PESOS

Comércio bilateral Brasil e Uruguai passam a fazer transação em moeda local.

No âmbito no MERCOSUL, depois da Argentina, as transações comerciais entre o Brasil e o Uruguai poderão ser feitas na moeda local dos dois países. O sistema de pagamento em real e peso uruguaio entrará em operação em dezembro, conforme o Banco Central (BC). 

A mudança foi oficializada por meio de um convênio assinado, em Lima (Peru), pelo presidente do Banco Central (BC) do Brasil, Alexandre Tombini, com  seu colega do Banco Central do Uruguai (BCU), Alberto Graña. Hoje, todas as operações entre os dois países são feitas em dólares americanos. Com a mudança as transações poderão ser negociadas e fechadas em reais ou peso uruguaios.

Alem da facilidade para os empresários dos dois países a nova regra acabará com o risco de crédito dos bancos centrais  com sua contraparte e os riscos de crédito com as entidades financeiras.
Os testes de informática para a implantação estão sendo concluídos. 

Sistema de Pagamentos em Moeda Local, que substitui as transações em dólar, objetiva fortalecer as relações do Brasil com os países da América Latina, no âmbito no MERCOSUL.


Nenhum comentário:

Visitantes