Pixels ZN

CNT/MDA - PESQUISA APONTA FORTES POSSIBILIDADES DE DILMA SER REELEITA NO PRIMEIRO TURNO

Mais uma pesquisa de intenção de votos confirma: Dilma é quem mais cresce entre os candidatos à presidência.
O novo levantamento da CNT/MDA, divulgado nesta segunda-feira (29), aponta alta de 4,4 pontos no índice da presidenta, que agora tem 40,4% dos votos. Sua adversária mais próxima, a candidata Marina Silva, segue trajetória inversa e continua caindo: desta vez, a candidata do PSB recuou 2,2 pontos e aparece com 25,2%. Aécio Neves tem 19,8%, segundo a nova pesquisa da CNT/MDA.

LIDERANÇA CONSOLIDADA NA ESPONTÂNEA

Na pesquisa espontânea, em que não é apresentado ao entrevistado o nome dos candidatos, Dilma subiu ainda mais: 5,3 pontos, indo aos 36,7%. Marina Silva caiu meio ponto, para 22,5% das intenções, e Aécio Neves alcança 17,5% dos eleitores.

A pesquisa espontânea é considerada pelos especialistas como a que mais reflete o voto seguro, uma vez que o entrevista confirma a intenção sem ser estimulado com os nomes dos candidatos.

O novo levantamento da CNT/MDA atesta a consistência e consolidação da vantagem de Dilma. Os que afirmam o apoio a ela são os que têm mais certeza sobre o voto: 85,9% dizem que a opção é definitiva. No caso de Marina Silva e de Aécio Neves, o percentual de definição é de 77,8%, em cada.

VANTAGEM DE DILMA NO SEGUNDO TURNO TAMBÉM SE AMPLIA

Na simulação de segundo turno entre Dilma e Marina Silva, a presidenta abriu 9 pontos de vantagem. Tem 47,7% das intenções de voto, enquanto a adversária aparece com 38,7%. Dilma cresceu 5,7 pontos percentuais nesse cenário.

Um eventual segundo turno contra Aécio Neves também seria vencido pela presidenta - com vantagem ainda maior. Dilma tem a preferência de 49,1% dos entrevistados pela CNT/MDA, enquanto o senador possui 36,8%.

Cresceu também o percentual de eleitores que acreditam que a atual presidente será reeleita: de 51,2% para 61%. Já o total de entrevistados que aposta na vitória de Marina Silva caiu de 29,2% para 21,6% e o percentual daqueles que acreditam que Aécio Neves será eleito presidente passou de 7,7% para 8,3%.

DILMA MELHOR ENTRE OS INDECISOS

Dilma lidera a lista dos candidatos com mais probabilidade de receber os votos de quem ainda não definiu a escolha. Dos entrevistados que se declaram indecisos, 43,8% dizem que poderão votar na presidenta, ante 40,6% que citam Marina Silva e 28,9% que apontam o nome de Aécio Neves.
 

DILMA TEM O MENOR ÍNDICE DE REJEIÇÃO
Dilma é também quem tem o menor índice de rejeição segundo a nova pesquisa da CNT/MDA, com 41,1%. Marina Silva tem a rejeição de 42,5% dos eleitores, enquanto Aécio Neves é citado por 42,6%. Esse dado explica a vantagem de Dilma no eventual segundo turno, em qualquer cenário.

AVALIAÇÃO DO GOVERNO DILMA CRESCE MAIS

Outra boa notícia revelada na pesquisa: A avaliação da gestão Dilma cresceu mais. Segundo a 123ª rodada da CNT/MDA, 41% dos entrevistados o consideram ótimo ou bom. No levantamento anterior, o índice estava em 37,4%. A avaliação negativa caiu de 25,1% para 23,5%.

Também com alta (de 4,2 pontos), a aprovação do desempenho pessoal de Dilma Rousseff chegou a 55,6%. O total de eleitores que a desaprovam caiu de 43,8% para 40,1%.

Nenhum comentário:

Visitantes