Pixels ZN

TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO - CONCRETIZAÇÃO DA ESPERANÇA SERTANEJA - ÁGUA É VIDA!

Transposição do São Francisco leva água e desenvolvimento ao Sertão Nordestino.



Maior empreendimento de segurança hídrica do País, o Projeto de Integração do Rio São Francisco vai mudar a paisagem árida e a realidade econômica de 12 milhões de pessoas no seco Nordeste.
A transposição do São Francisco levará água para abastecimento humano e irrigação de vastas áreas de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, incluídas em programas de desenvolvimento agrícola.

O projeto é uma das maiores obras de infraestrutura em andamento no País e no mundo. A partir dele, acelerou-se o desenvolvimento da região, onde uma revolução se desenrola a partir das mudanças na economia de pequenos municípios.



O Nordeste tem 28% da população brasileira, mas a disponibilidade de água é de apenas 3%, toda ela oriunda de uma única fonte: o rio São Francisco, o Velho Chico. O maior rio navegável do País nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e percorre 2,7 mil quilômetros pela Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, onde, finalmente, encontra o Oceano Atlântico.
Para garantir a segurança hídrica dessa região, o governo federal desenvolve o Projeto São Francisco que beneficiará cerca de 400 cidades, segundo o Ministério da Integração, responsável pela iniciativa



O projeto, que tem inauguração prevista para 2015, emprega diretamente mais de 10 mil trabalhadores na região e milhares de outros indiretamente.
Do total de 8,2 bilhões de reais investidos no empreendimento, 1 bilhão de reais está sendo aplicado em programas ambientais. 




Nenhum comentário:

Visitantes