Pixels ZN

Dia Internacional de Ação pela Saúde das Mulheres e do Dia Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Infantil

Senado debate humanização do parto


Data: 27/05/2014
A secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da SPM, Vera Soares, falará sobre as ações do governo federal na área de saúde da mulher
As comissões de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal promovem nesta terça-feira (27/05), a partir das 11 horas, na sala 13 da ala Alexandre Costa, um debate conjunto a respeito da humanização do parto no Brasil. O evento faz parte da programação do Dia Internacional de Ação pela Saúde das Mulheres e do Dia Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Infantil, comemorados em 28 de maio. 

Pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), irá a secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas, Vera Soares, falando sobre as ações do governo federal na área de saúde da mulher. Está prevista a participação da ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos. 
O tema vem despertando interesse graças aos altos índices de cesarianas realizadas em todo o Brasil, além das denúncias de violência obstétrica recebidas pelas senadoras durante o funcionamento da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Violência Contra as Mulheres, em 2012 e 2013.

O Senado já aprovou, em 2013, o PLS 8/2013, que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a oferecer condições para a realização de partos humanizados em seus estabelecimentos. Pelo texto, o SUS deverá obedecer às orientações técnicas para que ocorra o parto humanizado e permitir a presença de um acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. A matéria aguarda análise da Câmara dos Deputados.

Com informações da Agência Senado

Nenhum comentário:

Visitantes