Pixels ZN

BERLIN VAI SEGUIR O EXEMPLO

Hamburgo municipaliza energia

A população de Hamburgo, segunda cidade da Alemanha, votou no domingo, 22, a favor da municipalização das redes de gás e eletricidade, hoje geridas pelas empresas EON (alemã) e Vattenfall (sueca), respectivamente.
O referendo teve lugar após um conjunto de organizações ecologistas, de defesa do consumidor, sindicatos e igrejas locais terem lançado em 2010 uma iniciativa popular visando o regresso ao universo municipal destes serviços essenciais, no final do prazo da concessão.

Apesar da oposição dos sociais-democratas, que governam a cidade, e dos democratas-cristãos, que também fizeram campanha a favor do Não, uma maioria de 50,9 por cento dos eleitores decidiram noutro sentido, exigindo que os poderes públicos assumam directamente a gestão do gás e da electricidade.
No próximo dia 3 de Novembro será a vez da população de Berlim se pronunciar sobre a aquisição pelo município da rede eléctrica, também aqui nas mãos da Vattenfall.

A iniciativa partiu de um movimento de cidadãos, encorajados pelo êxito recente do referendo que determinou a remunicipalização da rede de água e saneamento.


De resto, o movimento em prol da remunicipalização das redes de eletricidade, gás e água tem ganhado expressão em toda a Alemanha.

Segundo a Federação de Serviços Municipais (VKU), citada pela AFP na segunda-feira, 23, desde 2007 já se efetuaram 200 operações de aquisição deste tipo de infra-estruturas pelos órgãos municipais.

Nenhum comentário:

Visitantes