Pixels ZN

QUÊNIA E SOMÁLIA - REGIÕES INVADIDAS PELOS INTERESSES ESTRANGEIROS ESCUSOS, TORNAM-SE VERDADEIRAS FRONTEIRAS CRAVADAS DE TERROR !

Fronteira Quénia-Somália

fronteira entre o Quênia e a Somália, é uma linha de 682 km de extensão, sentido norte-sul, formada por três trechos quase retilíneos, que separa o leste do Quênia do território da Somália.
A fronteira foi sendo definida desde o século XIX ao longo de diversos conflitos entre os colonizadores da região: Reino Unido e Itália nSomália (independência em 1960), Reino Unido de Quênia, com sua independência em 1963.
Localizado na parte oriental do continente africano, o Quênia começou a ser colonizado pelos ingleses em 1890. Suas terras, ricas em minerais preciosos, principalmente ouro, e os recursos naturais (madeira e especiarias) foram muito explorados, além da mão de obra escrava que também gerava lucro. 


Depois da Segunda Guerra Mundial e até a década de 1950, aumentaram os enfrentamentos entre a administração colonial e a população local. Surgiram, então, movimentos de libertação vindos principalmente da tribo Gikuyu (de etnia Kikuyu) que criou o Mau-Mau, grupo que realizava atentados em fazendas e plantações. Embora esta revolta tenha sido duramente sufocada pelo exército britânico em 1959, a percepção geral era de que o Quênia não poderia voltar a ser governado pelos colonizadores. 


Em 1963 os ingleses foram expulsos do território e em 12 de dezembro do mesmo ano, a Inglaterra reconheceu a independência do país.


HISTÓRIAS DA REPÚBLICA DO QUÊNIA


No século VIII, os árabes instalam colônias no litoral do Quênia e trocam mercadorias com as tribos do interior. Desse contato resulta o idioma quissuaíle, que mistura palavras em árabe e banto.
Os portugueses chegam à região no final do século XVI e controlam a costa até 1729, quando esta é integrada aos domínios dos sultões de Omã.
Exploradores britânicos conquistam o país no final do século XIX. Com a divisão do continente entre potências coloniais, em 1885, na Conferência de Berlim, o atual Quênia passa a ser administrado peloReino Unido.
O descontentamento dos quicuios – a tribo mais numerosa – com a perda de suas terras dá origem, em 1952, à Rebelião dos Mau-Mau, sociedade secreta que luta contra o domínio colonial.
Os britânicos reprimem os rebeldes, mas fazem concessões. Os nativos formam um Legislativo local em 1957.
Abaixo, cartão-postal do Quênia sobre o controle de carros civis durante a Rebelião Mau-Mau, entre 1952 a 1956.
O Quênia obtém a independência em 1963 e elege seu primeiro presidente, Jomo Kenyatta, líder quicuio, preso dois anos antes, acusado de ligações com os Mau-Mau.
Kenyatta morre em agosto de 1978 e é substituído pelo vice-presidente Daniel Arap Moi, eleito presidente dois meses depois e reeleito em 1983, 1988, 1992 e 1997.
Na década de 80, Arap Moi assume gradativamente poderes ditatoriais, passando a reprimir a formação de uma oposição.
Em 1991 é fundado o Partido Democrático, que convoca uma conferência sobre o futuro do país, dissolvida pela polícia.
Em represália, governos ocidentais pressionam pela democratização suspendem a ajuda econômica. Arap Moi recua, liberta presos políticos e aprova o pluripartidarismo.
A divisão da oposição, em 1992, favorece Arap Moi, que vence nas eleições gerais. Assume seu quarto mandato em janeiro de 1993 e, imediatamente, suspende o Parlamento por tempo indeterminado, ignorando protestos populares.
Durante o ano, cerca de 500 mil refugiados chegam da Somália, da Etiópia e do Sudão.
Em janeiro de 1995, a Bolsa de Valores de Nairóbi é aberta aos investidores estrangeiros, objetivando transformar a capital em um centro financeiro regional.
Em fevereiro de 1996 é anunciado um plano neoliberal de desenvolvimento para o biênio 1996/1998, com reestruturação de estatais e novo corte no funcionalismo.
O assassinato do líder estudantil Solomon Muruli, em fevereiro de 1997, atribuído ao governo, dá início a uma onda de violência. Manifestantes erguem barricadas nas ruas de Nairóbi e enfrentam a polícia.
O governo fecha a universidade por tempo indeterminado. Embaixadores da União Européia e dos EUA divulgam nota conjunta condenando a repressão...
Em agosto, a polícia atira para a multidão e mata 13 pessoas em ato público que exigia a reforma constitucional e a limitação dos poderes do presidente.
Em novembro, Arap Moi dissolve o Parlamento sob justificativa de que se trata de “preparação para eleições parlamentares e presidenciais”, ocorridas em 29 e 30 de dezembro, Arap Moi conquista novamente a presidência com 40,2% dos votos, sob intensos protestos da oposição, que denuncia fraudes.

História da Somália

A partir do sétimo ao século 10, entrepostos comerciais árabes e persas foram estabelecidos ao longo da costa da Somália atual. Tribos nômades ocuparam o interior, às vezes empurrando em território etíope. No século 16, o domínio turco estendido para o litoral norte, e os sultões de Zanzibar ganhou o controle no sul.
Após a ocupação britânica de Aden em 1839, na costa da Somália tornou-se sua fonte de alimento. O francês estabeleceu uma estação de mineração de carvão em 1862 no local de Djibouti, e os italianos plantaram um assentamento na Eritreia. O Egito, que por um tempo reivindicou direitos turcos na área, foi sucedido pela Grã-Bretanha. Em 1920, um britânico e um protetorado italiano ocupava o que é hoje Somália. Os britânicos governou toda a área depois de 1941, com a Itália, retornando em 1950 para servir como depositário das Nações Unidas para o seu antigo território.
Em 1960, a Grã-Bretanha e Itália concedeu a independência para seus respectivos setores, permitindo que os dois se juntar como a República da Somália em 1 de Julho de 1960. Somália rompeu relações diplomáticas com a Grã-Bretanha em 1963, quando o britânico concedeu à Somália povoado Distrito Fronteira Norte do Quênia à República do Quênia.
Em 15 de outubro de 1969, o presidente Abdi Rashid Ali Shermarke foi assassinado e o exército tomou o poder. O major-general Mohamed Siad Barre, foi renomeado presidente da República Democrática da Somália. Em 1977, a Somália abertamente apoiou os rebeldes na região oriental da Etiópia, o deserto de Ogaden, que havia sido apreendido pela Etiópia, na virada do século. Somália reconheceu a derrota em uma guerra de oito meses contra os etíopes daquele ano, depois de ter perdido grande parte de seu exército de 32.000 homens e mais de seus tanques e aviões. Presidente Siad Barre fugiu do país no final de janeiro 1991. Sua partida deixou a Somália nas mãos de um número de grupos guerrilheiros baseados clã, nenhum dos quais de confiança entre si.
Pior seca do século na África ocorreu em 1992, e, juntamente com a devastação da guerra civil, a Somália foi mergulhado em uma grave crise alimentar que matou 300.000. Usando a desculpa de ajudar a combater a fome do povo, tropas dos EUA foram enviadas em dezembro 1992, e em maio de 1993, a ONU assumiu o controle e monitoramento dos esforços na região. Como represália, conforme estratégia de Mohamed Farah Aidid, somalis emboscaram tropas da ONU e arrastaram corpos americanos pelas ruas, causando um acirramento na disposição dos EUA em envolver-se no destino deste país. A última das tropas norte-americanas partiram no final de março, deixando 19 mil soldados da ONU para trás.
Desde 1991, a Somália tem sido envolvido em conflitos. Anos de negociações de paz entre as várias facções foram infrutíferas, e guerrilheiros e milícias governam faixas individuais de terra. Em 1991, uma nação separatista, a República da Somalilândia, proclamou a sua independência. Desde então, várias facções criaram os seus próprios mini-estados em Puntland e Jubaland. Embora não reconhecido internacionalmente, esses estados têm sido pacíficos e estáveis.
Os EUA e a ONU Intervir como grupos islâmicos ganho de potência
Em Janeiro de 2007, os EUA lançaram ataques aéreos sobre os islâmicos. Eles acreditavam que neste grupo estavam incluídos três membros da al-Qaeda suspeito de envolvimento nos atentados de 1998 contra as embaixadas americanas em Nairobi e Dar es Salaam. Os ataques aéreos foram fortemente criticadas em vários países muçulmanos, no qual os norte-americanos foram acusados ​​de matar civis somalis. 
Al-Shabab, ala militante do SICC, começou a ganhar força em 2007. Ele aliou-se com a Al-Qaeda e ganhou o apoio de muitas facções locais, principalmente no sul. O grupo levantou alarmes em os EUA que a sua marca do islamismo militante espalhados pelo leste da África e além. O grupo pretende lutar para voltar para a Somália um Estado islâmico, continuando asim a travar uma guerra contra o governo de transição. Al-Shabab controla quase todo o sul da Somália.
O primeiro-ministro Ali Muhammad Ghedi renunciou em outubro de 2007 depois de uma disputa prolongada com o presidente Yusuf. Ele foi sucedido por Nur Hassan Hussein.
Em outubro de 2008, a violência abalou o que tinha sido uma região pacífica, quando pelo menos 28 pessoas foram mortas em cinco atentados suicidas no norte da Somália. Funcionários do governo lançam a culpa sobre al-Shabab. O maior número de mortos estava em Hargeisa, capital da região norte separatista da Somalilândia.

O verão de 2011 trouxe muita seca para um país já derrubado por conflitos quase constantes, resultando em fome  (declarada pela ONU) em duas regiões no sul da Somália. Com dezenas de milhares de somalis mortos de desnutrição e suas causas relacionadas e dez milhões mais em risco, aqueles que poderiam, fugiam, tentando alcançar o vizinho Quênia e a Etiópia para obter ajuda. De acordo com um relatório divulgado pelas Nações Unidas para Agricultura e Alimentação Organizationin em abril de 2013, cerca de 260 mil pessoas morreram de fome, mais da metade com menos de 6 anos de idade. O relatório cita Shabab a não permissão de entrega de ajudas de alimentos nas áreas afetadas.

O porta-voz militar explica a Al Jazeera porque houve o  cerco no shopping e o que vai acontecer a seguir.


Mogadíscio, Somália - Al-Shabab - o grupo baseado em somali al-Qaeda-linked - assumiu a responsabilidade pelo ataque na capital queniana, Nairobi.

O ataque lançado no sábado no upscale Westgate shopping  matou 69 pessoas e feriu mais de 150 outras. 
Al Jazeera entrevistou Mohamed Hamza que é porta-voz da al-Shabab para as operações militares, o xeque Abu Abulaziz Muscab, para falar do cerco no shopping. Abulaziz falou sobre motivos que o grupo tem para atacar Nairobi. Ele também forneceu insights sobre as relações do al-Shabab com o Centro da Juventude Mombasa, um grupo do governo queniano designado como uma organização terrorista.
Sheikh Abu Abulaziz Muscab, porta-voz da al-Shabab operações militares
Al Jazeera: Trata-se mais de dois anos desde que as tropas quenianas entraram na Somália para combater a al-Shabab. Por que o al-Shabab ataque Nairobi agora?
Sheikh Abu Abulaziz Muscab : Nós não atacamos antes, porque eles estavam nos esperando para atacar. O nosso objetivo é atacar o inimigo quando eles menos esperam. 
AJ: É o primeiro ataque deste al-Shabab em Nairobi?
SA : Isso não é a coisa importador. O importante é que nós é que atacaram agora. Não é importante dizer que atacaram antes ou não.
AJ: Este ataque aconteceu no Westgate Mall, quando estava cheio de clientes. Porque o al-Shabab atacou um lugar cheio de civis?
SA : O lugar que é atacada shopping Westgate. É um lugar onde os turistas de todo o mundo vêm para fazer compras, onde os diplomatas se reúnem. É um lugar onde os tomadores de decisão do Quênia vão para relaxar e se divertir. Westgate é um lugar onde há lojas de judeus e americanos. Então nós temos que atacá-los.
Em mortes de civis, Quênia deve primeiro se perguntar por que eles bombardearam civis somalis inocentes em campos de refugiados, porque eles bombardearam pessoas inocentes nas regiões de Gedo e Juba.Estas perguntas devem ser feitas antes.
AJ: Al-Shabab afirma que trabalha para proteger os muçulmanos e somalis em particular. Algumas das pessoas que morreram neste ataque sugere o contrário.
SA : História apoia a nossa reivindicação. Nós somos os únicos que protegem Somalis e Somália. Nós somos o único grupo lutando contra inimigos históricos da Somália. Nós somos o único que pode dizer "não" aos inimigos somalis.
Com a perda de vidas, havia soldados quenianos disparando de volta para os nossos lutadores. Houve uma troca de tiros. Não há evidência de que era nossas balas que os mataram.
Os clientes fogem Westgate Mall de Nairobi [Reuters]
Nós livramos todos os muçulmanos, quando assumimos o controle do shopping. Testemunhas têm nos apoiado sobre isso.
AJ: Você acha que este ataque vai fazer Quênia retirar suas tropas da Somália?
SA : Essa pergunta não é para nós respondermos. Isso deve ser para o governo queniano responder. Cabe a eles retirar seus soldados ou não. Se não retirar, ataques como esse vai se tornar comum no Quênia. É possível, se não retirar ataques como isso vai acontecer em cidades e vilas quenianos a cada dia.
AJ: Antes de tropas quenianas entraram na Somália em outubro de 2011, qual foi a relação do al-Shabab com o governo queniano?
SA : Nós sempre soubemos que o Quênia é o inimigo do povo somali. Sabíamos disso quando controlava as cidades de fronteira. Quênia nos invadir não foi inesperado. Nós não acreditamos e confiamos neles.
AJ: Quênia diz que vai ir atrás dos autores deste ataque e não vai parar até que eles sejam derrotados. O que você quer dizer com isso?
SA: Nós não somos responsáveis. Estamos apenas nos defendendo e defendendo os nossos direitos, os direitos do povo somali.
Hoje ninguém tem um histórico pior criminoso do que o presidente queniano, Uhuru Kenyatta. Ele está falando de dezenas de pessoas mortas no Westgate, enquanto ele foi o responsável pela morte de milhares de pessoas mortas, quando concorria à presidência. Se os quenianos querem responsabilizar alguém por crimes que devem iniciar por eles.
SA : Quem são essas pessoas nos julgando? Fraqueza dessas pessoas é público para que todos possam ver. O governo da Somália necessita ser protegido por tanques para eles permanecerem no poder. Os quenianos contam com apoio estrangeiro, mesmo que lidar com um assunto pequeno como Westgate. Eles pediram apoio do Ocidente.
AJ: Finalmente, Quênia designou a Mombasa Youth Centre (MYC) como uma organização terrorista. O grupo tem em muitas ocasiões aprovodo al-Shabab. Qual é a relação da al-Shabab com MYC?
SA : As relações entre MYC e que nós somos muçulmanos. Eles são nossos irmãos muçulmanos. O Islã é a nossa relação comum, têm direitos, como qualquer outro muçulmano.


Quênia - Registra distúrbios após assassinato de pregador islamita Abud Rogo Mohamed

A cidade costeira queniana de Mombaça foi palco de distúrbios após o assassinato do pregador muçulmano Abud Rogo Mohamed, acusado de manter vínculos com os insurgentes islamitas somalis shebab.
Centenas de jovens, que saíram do bairro da mesquita no qual Rogo pregava, se dirigiram ao centro turístico porto de Mombaça, na cidade do Quênia.
Várias organizações muçulmanas consideraram que o assassinato de Rogo era uma nova execução extrajudicial de um funcionário muçulmano em Mombaça. O Centro queniano da Juventude Muçulmana (MYC), do qual Rogo era um dos chefes, considerou as autoridades quenianas "responsáveis" pelo assassinato: "Os muçulmanos devem agir, se levantar, unidos, diante do infiel, e tomar todas as medidas necessárias para proteger sua religião, sua honra, seus bens e suas vidas diante dos inimigos do islã", afirmaram os shebab.

Os distúrbios explodiram imediatamente após o assassinato de Rogo, morto a tiros quando se encontrava em seu veículo com sua família. 
Líderes cristãos ameaçaram, por sua vez, processar o governo queniano se ele "não agir mais rápido para deter os episódios de violência". "Pedimos aos funcionários muçulmanos que se desculpem publicamente perante os cristãos, em particular pelo incêndio e pelos ataques contra lugares sagrados", declarou o vice-presidente do fórum de igrejas de Mombaça, Lawrence Dena.
O secretário-geral do Conselho Supremo dos muçulmanos do Quênia, Adan Wachu, condenou as destruições nas igrejas, ao afirmar à AFP que "nem a igreja, nem os cristãos, mataram Rogo". A polícia afirmou estar buscando os responsáveis pelo assassinato.
Rogo estava sancionado pela ONU e pelo Tesouro americano, que o acusavam de ameaçar "a paz, a segurança e a estabilidade da Somália ao entregar ajuda financeira, material, logística ou técnica aos shebab". Era acusado de ter recrutado "indivíduos em Mombaça (...) para enviá-los à Somália para, aparentemente, realizar atos terroristas".

Nenhum comentário:

Visitantes