Pixels ZN

LEGADO DE EUA - USA ABANDONOU MILHARES DE BOMBAS QUÍMICAS PELO MUNDO

Eles relatam que os EUA  abandonado em milhares Panamá de bombas químicas
    O jornal francês Le Monde publicou o mapa das armas químicas abandonadas por USA. O Panamá tem destaque impressionante nesse mapa.
    Panamá tem armas químicas em seu território, mas não por escolha, mas porque "foram abandonados por um país terceiro." Le Monde não deu o nome do terceiro país, mas os panamenhos sabem qual é esse país. Portanto este país tem dever absoluto de retirar tais armas químicas repugnantes dos territórios. Sua credibilidade moral e diplomática requer e depende dessa atitude.


    Estamos falando de milhares de bombas venenosas que os EUA plantaram  em terras e mares. Os militares dos EUA admitiram que 64 milhões de quilos de gases tóxicos, com 400 mil bombas químicas e 500 toneladas de resíduos radioativos, foram secretamente despejado nos oceanos de vários países, incluindo o Panamá, no final da Segunda Guerra Mundial.


    Só em San Jose Island, estima-se que USA despejou cerca de três mil bombas de gás mostarda e fosgênio, jogadas ao mar ou  enterradas na selva. Há bombas à vista na superfície até hoje. Também fez 31 000 experimentos com fosgênio e gás mostarda na ilha, usando soldados porto-riquenhos como cobaias, o que era uma tortura, pois eram obrigados a respirar o gás fatal. (Explico: o gás mostarda cria bolhas na pele, o
    gás fosgênio "gás venenoso", destrói o tecido pulmonar a medida que se respira, afogando a vítima em seu próprio sangue.).

    Não se sabe até que ponto as bombas estão ativas. Podem estar enterradas e intactas  ou no mar podem estar sofrendo corrosões dos recipientes com o contato prolongado com a água salgada . Em 2005, quando os EUA jornal Daily Press publicou uma investigação, um especialista opinou que o risco aumenta com o passar do tempo, em vez de diminuir.

    Em 2003, Washington fez uma oferta que o embaixador dos EUA na época, Linda Watt, descrito como "muito generoso". Washington ofereceu apoio financeiro e treinamento para fazer o seu próprio saneamento Panamá ilha San Jose, mas exigindo que o Panamá EUA isentos de qualquer responsabilidade. Panamá foram obrigados a reconhecer que "a América não tem nenhuma obrigação, responsabilidade ou obrigação em relação às munições que foram descobertos em San Jose Island, ou eles podem ser descobertos no futuro."


    A partir do momento da assinatura do contrato, conforme proposto pelos Estados Unidos, "a ação contra o Governo do Panamá será o único recurso para qualquer ato ou omissão" em relação à remoção de munições da ilha. A proposta também afirmou que "o Governo do Panamá responsável e defender, indenizar e isentar os Estados Unidos da América por toda e qualquer reivindicação, processo ou julgamento que pode resultar em alguma forma, de modo total ou parcial, de qualquer ato ou omissão dos Estados Unidos da América ... [que] está de alguma forma relacionado com a presença, remoção, destruição, transferência ou remoção de qualquer arma, munição ou explosivos em San Jose Island, ou qualquer substância relacionada com tais armas, munição ou explosivos, incluindo mas não se limitando aos resíduos tóxicos ou perigosos. "


    Nenhum comentário:

    Visitantes