Pixels ZN

REVELADO OS DOCUMENTOS DO WIKILEAKS NO FILME: “We steal secrets: the Story of Wikileaks”

Documentos do WikiLeaks em documentário
 

O realizador de documentários Alex Gibney focou para o WikiLeaks e para o seu fundador Julian Assange no novo filme: “We steal secrets: the Story of Wikileaks”.
O WikiLeaks saltou para a ribalta mundial quando os documentos sobre a Guerra do Iraque foram publicados, expondo os segredos do governo americano.
Alex Gibney, realizador: “Bem, há uma característica maravilhosa de Davi e Golias no WikiLeaks. A ideia que alguns homens com laptops podem fazer uma enorme diferença, de repente podem recolher estes segredos e depois publicá-los para o mundo inteiro, então acho que é uma ideia fantástica que alguns indivíduos podem fazer uma enorme diferença quando temos estas poderosas corporações ou governos a nos vigiar constantemente. As pessoas podem reagir.”
O filme segue o editor, ativista e jornalista australiano, desde os primórdios do WikiLeaks, em 2006, até cair em desgraça depois da publicação de documentos sobre a Guerra do Iraque em 2010.
Alex Gibney: “Há um retrato complexo do homem neste filme, tanto o idealismo como o que uma das pessoas que trabalham para ele apelidou de: “Nobre Causa da Corrupção”.
E passamos por uma imensa angústia tentando acertar e conversamos com muitas pessoas, tanto pessoas que o adoram, como pessoas que não gostam muito dele.”O WikiLeaks virou manchete novamente depois de ajudar ex-funcionário da CIA Edward Snowden a voar para longe das autoridades norte-americanas, depois de ter divulgado documentos secretos sobre a vigilância dos Estados Unidos.
 

 


Nenhum comentário:

Visitantes