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JORNADA MUNDIAL MOVIMENTA 1,8 MILHÕES DE PESSOAS


Jovens de todo o mundo já estão chegando ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho. É a primeira vez que o maior evento católico do mundo acontece no país. O encontro terá a presença do Papa Francisco, que chegará ao país na segunda-feira (22).

Segundo estudos da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), a jornada deve gerar impacto da ordem de R$ 1,2 bilhão na economia brasileira. “Estamos falando de impacto direto e indireto. A jornada vai movimentar hotéis, restaurantes, mas também a fábrica de velas, a fábrica de hóstia e a fábrica de sabonete”, explica o presidente da Embratur, Flávio Dino. Para ele, o encontro vai fazer o Brasil ser ainda mais conhecido no mundo todo. “Os jovens turistas que chegam ao país vão perceber que somos muito mais que sol e praia”, afirma.
O estado do Rio de Janeiro não será o único beneficiado, já que diversos produtos consumidos durante a Jornada são fabricados em outras regiões do país. Além disso, uma parte dos peregrinos está visitando outros estados durante a Semana Missionária, que antecede a chegada do pontífice. Paróquias de Brasília e de Salvador já receberam, no último final de semana, jovens estrangeiros que vieram participar das preparações do encontro com o líder católico.
Visitantes ficam pelo menos uma semana no país
O estudo da Embratur calcula que os jovens que se inscreveram na JMJ devem ficar cerca de sete dias no país, com um gasto médio diário de R$ 96,74, além de gastos com hospedagem. Já o participante que não se inscreveu, costuma ficar dois dias no local do evento.
Somando os gastos diretos – inscrição, hospedagem, alimentação – o estudo aponta um impacto de aproximadamente R$ 659 milhões. Indiretamente, a jornada deve movimentar outros R$ 587 milhões, chegando assim a mais de R$ 1,2 bi de impacto na economia.
Os organizadores JMJ acreditam que serão gerados cerca de 20 mil empregos formais e informais. A última Jornada Mundial da Juventude, realizada em Madri em 2011, movimentou cerca de R$ 1 bilhão na economia espanhola.

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