Pixels ZN

TENDÊNCIAS GLOBAIS PARA 2030 - UM NOVO SISTEMA INTERNACIONAL PARA UM MUNDO MULTIPOLAR - USA PERDE A HEGEMONIA PARA CHINA

Para se ter uma ideia da velocidade do rebaixamento ocidental, basta analisarmos os números estimados para os próximos anos!

A crise da Europa vai durar pelo menos uma década, ou seja, até 2023. 
Confirma-se o surgimento da China como segunda economia mundial e com o objetivo de se tornar o primeiro. 
O grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia e África do Sul) competirá diretamente com o antigo grupo dominante JAFRU impérios (Japão, Alemanha, França, Reino Unido).
A cada quatro anos, com o início do novo mandato presidencial nos Estados Unidos, o National Intelligence Council (NIC), Escritório de Análise e avanço geopolítico e econômico da Agência Central de Inteligência (CIA), publica um relatório e torna-se automaticamente uma referência para todas as chancelarias do mundo. Embora, obviamente, esta é uma visão muito parcial (a Washington), elaborado por uma agência, a CIA, cuja principal missão é defender os interesses dos Estados Unidos, o relatório estratégico apresenta uma NIC de utilidade inquestionável, pois resulta de uma conjugação revisadas ​​por todas as agências de inteligência dos EUA - de estudos realizados por peritos independentes de diversas universidades e em muitos outros países (Europa, China, Índia, África, América Latina, do mundo árabe-muçulmano, etc.).

O documento confidencial que o presidente Barack Obama encontrou em sua mesa na Casa Branca em 21 de janeiro para tomar posse de seu segundo mandato, acaba de ser publicado sob o título: Tendências Globais 2030. Mundos alternativos (Tendências Globais 2030: novos mundos possíveis) (1). O que ele diz?

A principal constatação é o declínio do Ocidente. Pela primeira vez desde o século XV, os países ocidentais estão perdendo força contra a ascensão de potências emergentes (2). Começa a fase final de um período de cinco séculos de dominação ocidental do mundo. Embora os Estados Unidos continuarão a ser uma das principais potências do planeta vai perder a sua hegemonia econômica em favor da China. E não exercer a sua "hegemonia militar solitário", como o fez a partir do final da Guerra Fria (1989). Venha para um mundo multipolar no qual novos atores (China, Índia, Brasil, Rússia, África do Sul) tem uma vocação para ser forte pin continental e internacional, disputa a supremacia de Washington e de seus aliados históricos (Japão, Alemanha, Reino Unido, França ).

Para se ter uma ideia da importância e da velocidade do rebaixamento ocidental que se aproxima, basta dizer que estes números: os países ocidentais na economia global passará de 56% para 25% em 2030. Em menos de vinte anos, o Ocidente vai perder mais da metade de sua dominação econômica. Uma das principais conseqüências disse é que os EUA e seus aliados são susceptíveis de ter os meios financeiros para assumir o papel de polícia do mundo. Essa mudança estrutural (adicionado à crise financeira e econômica profunda) podem realizar um longo enfraquecimento do Ocidente.

De acordo com este relatório, na Europa, a crise vai durar pelo menos uma década, ou seja, até 2023. E desde que este documento da CIA, é duvidoso que a União Europeia seja capaz de manter sua coesão. Enquanto isso, confirma-se o surgimento da China como segunda economia mundial e com o objetivo de se tornar o primeiro. Ao mesmo tempo, outro grupo os BRICS (Brasil, Rússia, Índia e África do Sul) estão instalados na segunda fila competindo diretamente com o antigo grupo dominante JAFRU impérios (Japão, Alemanha, França, Reino Unido).

Na terceira linha são agora uma série de potências intermediárias, com a demografia fortes e aumento das taxas de crescimento económico, torna-se também pólos regionais hegemônicas e tendem a tornar-se grupo de influência global, o CINETV (Colômbia, Indonésia, Nigéria, Etiópia, Turquia, Vietnã).

Mas em 2030, no novo sistema internacional, algumas das maiores comunidades do mundo deixarão de ser recolhidas comunidades e países, mas ligados pela Internet e redes sociais. Por exemplo, 'Facebooklandia': mais de um milhão de usuários. O 'Twitterlandia', mais de 800 milhões, cuja influência, no "Game of Thrones" da geopolítica global, pode revelar-se decisiva. Estruturas de poder vai borrar, graças ao acesso universal à Internet e à utilização de novas ferramentas digitais.
Neste sentido, o relatório da CIA anuncia o surgimento de tensões entre os cidadãos e os governos em algumas dinâmicas que vários sociólogos chamam de acesso "pós-política" ou "pós-democrática". Por um lado, generalizada para Vermelho e universalização do uso de novas tecnologias permitirá aos cidadãos para alcançar altos índices de liberdade e desafiar os seus representantes políticos (como durante a Primavera Árabe e pela crise dos "indignados"). Mas, ao mesmo tempo, os autores do relatório, essas mesmas ferramentas eletrônicas aos governos "uma capacidade sem precedentes para monitorar seus cidadãos" .

"Analistas de Tecnologia agregado Tendências Globais 2030 - continuará a ser o grande nivelador e futuros magnatas da Internet, como poderia ser o caso do Google e Facebook, montanhas inteiras têm bases de dados e gerenciar em tempo real muito mais informação do que qualquer governo ". Por isso, a CIA recomenda que a Administração dos EUA que aborda a ameaça potencial de empresas de Internet de grande ativação do Serviço Especial, um serviço de inteligência secreto, administrado conjuntamente pela NSA (National Security Service) e SCE (Serviço Cryptologic Elements) das Forças Armadas - especializada em coleta de informações subterrâneo de origem eletromagnética. O perigo reside principalmente na possibilidade de que um grupo de empresas privadas controle toda a massa de dados  e comportamento da população global e agências governamentais. Também há receios de que o terrorismo jihadista ciberterrorismo é substituído por um ainda mais esmagador.

A CIA leva tão a sério esse novo tipo de ameaça que, eventualmente, o declínio dos Estados Unidos não terá sido causada por uma causa externa, mas por uma crise interna: colapso econômico ocorrido após 2008. O relatório salienta que a geopolítica de hoje deve preocupar-se com os novos fenômenos que não têm necessariamente natureza militar. Pois, embora as ameaças militares não desapareceram (veja o bullying deles armados contra a Síria e a atitude da Coreia do Norte e seu recente anúncio de um possível uso de armas nucleares), os riscos para executar nossas sociedades não são só militares, mais são mudanças climáticas,  conflitos econômicos, crime organizado, guerra eletrônica e o esgotamento dos recursos naturais.

Sobre este último ponto, o relatório indica que a água doce é um dos recursos que está se esgotando rapidamente. Em 2030, 60% da população mundial terá problemas de água, levando ao aparecimento de "conflitos de água". Quanto ao fim do petróleo no entanto, a CIA é muito mais otimista do que os ambientalistas. Graças às novas técnicas de fraturamento hidráulico, a exploração de petróleo e gás do xisto está atingindo níveis excepcionais. Como os Estados Unidos é auto-suficiente em gás, e em 2030 será em óleo, o que reduz seus custos de produção e incentiva a deslocalização das suas indústrias. 

Como resultado da redução acelerada da pobreza, a classe média será dominante e triplicará. Isto em si é uma grande revolução, trará em sua esteira, entre outras coisas, uma mudança geral nos hábitos culinários e em particular, o aumento do consumo de carne em uma escala global, que agravará a crise ambiental porque multiplicará a criação de gado, suínos e aves, aumentando o desperdício de água (para a produção de ração), gramíneas, fertilizantes e energia. Com o fio negativo em termos de efeitos globais de efeito estufa e aquecimento global.

O relatório da CIA também informa que, em 2030, o planeta estará 8,4 bilhões, mas desacelerá o crescimento da população em todos os continentes, exceto na África, e assim haverá um envelhecimento geral da população mundial. 
A ligação entre as tecnologias protéticas humano acelerará o desenvolvimento de novas gerações de robôs e do surgimento de "super-homens", capaz de destreza física e intelectual sem precedentes.

Apesar de afirmar que a CIA tem a sua própria visão subjetiva sobre o mundo, condicionada pela perspectiva da defesa dos interesses norte-americanos, o relatório tetranual  não deixa de ser uma ferramenta extremamente útil. Lê-lo nos ajuda a tomar consciência das rápidas mudanças que estão ocorrendo e assim podemos refletir sobre as possibilidades que temos em intervir e definir o rumo do mundo para um futuro mais justo.

FONTE: Ignacio Ramonet

Nenhum comentário:

Visitantes