Pixels ZN

O FUNDADOR DO WIKILEAKS DENUNCIA QUE OS ESTADOS UNIDOS CONTROLA AS COMUNICAÇÕES DA AMÉRICA LATINA


O fundador do WikiLeaks, Julian Assange esclarece que a soberania dos países da América Latina e do Caribe estão "em risco" porque são "controladas e monitoradas" pelo Estados Unidos em "quase todas" as suas comunicações, através da Internet. 


Para tentar "mitigar" os efeitos desse "fluxo constante de informação" é necessário que os países da região "impulsione sua indústria de software", disse Assange em uma videoconferência entre a Embaixada do Equador em Londres, (onde fez 1 ano de exílio), e a Faculdade de Psicologia do Uruguai. 

A palestra, organizada pela Trilce publicação com o apoio da Universidade da República, teve como objetivo promover o livro jornalistas australianos "Criptopunks: Liberdade e o Futuro da Internet", recentemente publicado. 
"Grande parte da infra-estrutura do tráfego"  de internet funciona  passando dos Estados Unidos para a América Latina por meio de cabos de fibras ópticas que "atravessam fisicamente" o continente, disse ele. 
Governos da América, na ocasião de implantar as infra-estruturas de tráfego, demonstraram completa falta de escrúpulos e "transgrediram suas próprias leis" objetivando "interceptar linhas para" espionar até mesmo seus próprios cidadãos ", disse.  
Ele também enfatizou que nos Estados Unidos "não existe" leis que "impedem espionagem estrangeira". 
Assange disse que a Agência de Segurança Nacional dos EUA "recebe e processa diariamente" 1,7 bilhões de comunicação e tem um orçamento para isso "maior do que o FBI e a CIA juntos." Nesta edição, "deve haver uma grande quantidade de informações" de políticos, economistas, empresas e personalidades da região, disse ele. 


Para o fundador do WikiLeaks, a internet " oferece a melhor ferramenta de conhecimento humano da história" para acessos à informação e à educação ", ao mesmo tempo que fornece o maior roubo do conhecimento humano de todos os tempos" pelo "Governo da Estados Unidos " Para lidar com esta situação, Assange sugeriu que as mensagens via Internet, mesmo as mais simples ", podem ser transmitidos criptografados, mesmo entre amigos." 
O que está acontecendo "com o uso de Google, Facebook e outros, é a maior ameaça à privacidade, algo que até recentemente era ficção científica", disse o australiano durante a videoconferência. Referindo-se à sua situação pessoal, Assange disse que "continua   difícil." O governo britânico se recusa em conceder um passe para deixar a embaixada do Equador em Londres, e insiste extraditá-lo para a Suécia, onde ele pede para ser interrogado por supostos crimes sexuais. 
O fundador do Wikileaks, que em site divulgou milhares de telegramas diplomáticos confidenciais, especialmente norte-americanos, nega as acusações de crimes sexuais e esclarece que esse fato é pura armação para incrimina-lo.  
Antes das declarações apresentadas videoconferência ex juiz espanhol Baltazar Garzon, advogado de Assange, as alegações de crimes sexuais "só procuram desacreditar" o fundador do WikiLeaks. 
Assange, que está concorrendo a uma vaga no Senado da Austrália na próxima eleição geral a ser realizada em setembro, disse que, se eleito, vai desmascarar as várias acusações contra ele.


Os estudantes universitários participam de uma conferência com o fundador do WikiLeaks, Julian Assange (tela) na Aula Magna da Faculdade de Psicologia, em Montevidéu (Uruguai). 


Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Visitantes