Pixels ZN

RÚSSIA E O JAPÃO ESTÃO ANALISANDO A POSSIBILIDADE DE ASSINAR UM COMPLEXO TRATADO DE PAZ, APÓS 68 ANOS SEM NEGOCIAÇÕES


A Rússia e o Japão concordaram em elaborar negociações sobre um tratado de paz. Vladimir Putin disse , "mas isso não significa que todos os problemas serão resolvidos em pouco tempo".
Japão considera a decisão de retomar as negociações de paz paralisadas entre os dois países - que nunca assinaram um tratado de paz permanente após o final da II Guerra Mundial - O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abeuma , disse em uma coletiva de imprensa, "que esse diálogo já é uma grande conquista"após uma reunião com Putin em Moscou .





Putin disse que, no entanto, levará algum tempo e esforços contínuos antes de todos os problemas possam ser resolvidos.
"As negociações foram essencialmente congeladas nos últimos anos e hoje concordamos em retomar o diálogo nesta área", disse Putin.
"Isso não quer dizer que vamos resolver tudo amanhã, se o problema não foi resolvido nos últimos 67-68 anos. Mas pelo menos vamos continuar a trabalhar sobre esta questão complexa, que é tão importante para os dois países ".
Rússia e Japão decidiram criar um "2 +2" novo formato de negociação, envolvendo consultas entre os ministros de Relações Exteriores e Defesa dos dois países, o que deve aumentar o nível de confiança bilateral "no campo de defesa e segurança", disse Abe.
Putin disse que o desenvolvimento das relações econômicas bilaterais com o Japão será a melhor maneira possível de abordar uma série de questões, incluindo a assinatura de um tratado de paz.
Abe convidou Putin para visitar Tóquio em 2014.
Relações russo-japonesas foram ofuscados por uma disputa territorial de longa duração sobre as ilhas Curilas , no Pacífico norte.
A disputa sobre as ilhas - que a Rússia chama de Kurilas do Sul e do Japão chama de Territórios do Norte - tem impedido Tóquio e Moscou de assinar um tratado de paz permanente desde o final da II Guerra Mundial.
As ilhas em disputa de Iturup, Kunashir, Shikotan e Habomai ainda são reivindicadas pelo Japão. Eles foram ocupadas pelas forças soviéticas no final da II Guerra Mundial.


Em janeiro, o ex-primeiro-ministro japonês Yoshiro Mori sugeriu Japão deve buscar o retorno de apenas três das ilhas, deixando Iturup para a Rússia, para resolver o diferendo. Mas no Japão de Gabinete Yoshihide Suga disse que todas as quatro ilhas pertencem ao Japão e que o governo não está planejando  inverter a sua posição.
Rússia tem afirmado que não vai desistir da soberania das ilhas. Em 2010, o então presidente Dmitry Medvedev causou uma disputa diplomática com Tóquio, fazendo a primeira visita de um líder russo às ilhas, e mais tarde disse que a Rússia iria aumentar a sua presença militar lá.
Fonte: RIA Novosti 

Nenhum comentário:

Visitantes