Pixels ZN

CARTA DE FIDEL PARA EVO - FIDEL E SEU SEMPRE LINDO CORAÇÃO SUL AMERICANO



Leia a carta de Fidel, enviada 23/03/2013 ao presidente da Bolívia Evo Morales (que está solicitando as Nações Unidas um acesso da Bolívia ao mar). O líder da Revolução cubana FIDEL alertou ao país sul-americano para "não perder o coração"!

O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou na noite de segunda-feira, em Lima, que o Chile é uma ameaça não apenas para a Bolívia como também para o Peru e toda a região. Morales se referia ao presidente chileno, Sebastián Piñera, que se opõe ao pedido boliviano de soberania do acesso ao mar, que perdeu para o Chile após a guerra do Pacífico, em 1904.


Caro Evo:
Hoje você comemora o Dia do Mar, que presta homenagem ao patriota corajoso boliviano Eduardo Abaroa Hidalgo, que caiu lutando contra as forças invasoras incomparavelmente superiores em número e de formação. Após a partida em que perdeu a vida, chefes e soldados chilenos honrou.

A guerra muito entre dois estados de cultura semelhante e fundo, foi terríveis conseqüências para ambos os povos de nosso hemisfério, onde Simon Bolívar queria criar "a maior nação do mundo, com exceção de seu tamanho e riqueza como pela sua liberdade e glória" .



Na terra tomada da Bolívia seguindo a linha traçada pelas potências coloniais, nossas nações jovens foram despojados de imensos recursos. Da terra retirada Bolívia, a burguesia eo imperialismo extraído cada ano dezenas de milhares de milhões de dólares. É impossível hoje purificada cobre, e talvez por muitos anos, eletrificar todo o país, ou seja, a aplicação de uma pré-condição para o desenvolvimento. Hoje a produção de cobre superior a 5 milhões de toneladas, com um total de 500 milhões de 39 mil dólares.


Os povos da Europa conscientes e preocupados com a saúde humana, se opõem fortemente ao uso de produtos agrícolas geneticamente modificados. Presidente dos EUA, Barack Obama, disse em seu Estado da Nação de que a Europa não pode ficar sem esses produtos, e ameaça não assinar um acordo de "livre comércio", que permite a conexão entre as duas economias grande planeta.


O lugar vai o resto dos países do mundo, envolvidos no conflito de interesses em um mundo globalizado, onde o gás venenoso de xisto, produtos agrícolas geneticamente modificados, as armas mais sofisticadas e viajam delirante ocupar planetas e luas mentes de milhões de pessoas inteligentes e capazes envolvidos na pesquisa?


Existe realmente tempo para pensar sobre os problemas que temos pela frente?


Que o povo da Bolívia, Evo, não desanime com isso. Ainda há muito para lutar em seu país maravilhoso para plantar comida quinoa, muito, muito para produzir, e criar muitos empregos para reuniões internacionais Bolívia proclamam o direito de oceano, seus produtos e frutos do mar, que à força quando arrebatou privados dos 400 km de costa e 120 quilômetros quadrados de território. Simon Bolívar não teria concordado nunca privar o quíchua, aimará e outros habitantes da Bolívia, esses direitos atribuídos pelo Libertador da América.


Hugo Chávez, seu seguidor mais brilhante, que amava profundamente seu país, nunca tão vergonhosamente renunciou ao destino.
Um grande abraço.
Fidel Castro Ruz
23 de março de 2013 

Nenhum comentário:

Visitantes