Pixels ZN

LULA NA TERRA DE OBAMA, COMO NUNCA ANTES NAQUELE PAÍS

Nos EUA, Lula pede mais engajamento político aos trabalhadores
O ex-presidente Lula discursou na tarde deste domingo na cerimônia de abertura do Congresso Nacional do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Automobilística e Aeroespacial dos EUA, a UAW. Lula falou de improviso diante de uma plateia de cerca de 1500 pessoas e foi aplaudido diversas vezes durante seu discurso na cidade de Washington, nos EUA.

Lula estimulou os trabalhadores norte-americanos a buscarem uma maior participação política em seu país. “Em 30 anos, construímos o maior partido de esquerda da América Latina”, disse. E foi apoiado por Bob King, presidente da UAW. “Se o Lula virou presidente, por que não podemos concorrer a mais cargos eletivos?”. Bob King apresentou Lula usando uma camisa do Corinthians, que recebeu de presente do ex-presidente pouco antes da Conferência e se disse orgulhoso por receber o brasileiro. “Esta noite para mim é uma honra parecida com receber Nelson Mandela na UAW”, completou.
Durante seu discurso, Lula lembrou da importância da organização dos trabalhadores em todo o mundo. “Na era da globalização, precisamos globalizar os direitos dos trabalhadores” e reforçou que a união de trabalhadores não deve ser só por salário, mas também por direitos. “Os trabalhadores precisam defender a si mesmo, não [delegar a] políticos que nunca estiveram num chão de fábrica. Ninguém mais vai defender os trabalhadores, e vocês sabem disso”. E comentou sobre a tentativa de uma fábrica da Nissan, em Mississipi, de bloquear a atividade do sindicato: “Não podemos deixar isso acontecer”.
Lula recordou que a UAW o apoiou quando ele foi preso pelo regime militar. O ex-presidente lembrou momentos de sua carreira como político e como trabalhador. Contou, por exemplo, da conversa que teve com Bush, quando o então presidente americano buscava apoio para a guerra contra o Iraque.
“Presidente, meu inimigo não é o Iraque, mas a fome do povo brasileiro”.

Nenhum comentário:

Visitantes