Pixels ZN

BRASIL JÁ COLHE OS PRIMEIROS BONS FRUTOS DA ENTRADA DA VENEZUELA NO MERCOSUL

Chavez Rewards Brazil with a US$ 1 Billion Deal for Venezuela's Mercosur Entry
BRASIL SEGUE DESENVOLVENDO SEU VOO DE CRUZEIRO

A presidenta do Brasil Dilma Rousseff e seu colega Hugo Chávez, da Venezuela assinaram um contrato para a venda de aviões brasileiros da Embraer. Venezuela vai comprar seis aviões a um custo de cerca de $ 270 milhões de dolares, com uma opção para de outros 14. O acordo inteiro poderá valer tanto quanto $ 900 milhões de dolares. 
Nos termos do contrato, a empresa Venezuela companhia aérea estatal, Conviasa, terá seu primeiro Embraer 190AR em setembro e dois outros até dezembro. Estes são aviões de passageiros com uma capacidade que varia de 98 a 114 assentos. Depois que o negócio aeronaves foi fechado, uma cerimônia formal foi realizada para marcar o ingresso da Venezuela no Mercado Comum do Sul (Mercosul), onde se uniu a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Paraguai, onde o presidente sofreu um golpe em junho, foi suspenso até Abril de 2013, quando novas eleições estão programadas para ocorrer. Os presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e Pepe José Mujica do Uruguai, junto com Dilma Rousseff e Hugo Chávez, participaram da cerimônia.     Dilma Rousseff, em seguida, ofereceu um almoço no Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) para os presidentes do Mercosul que estavam presentes.
Com Venezuela, Mercosul terá agora uma população de 270 milhões (70% da população da América do Sul), um PIB de US $ 3,3 trilhões (83% do PIB da América do Sul) e cobrem uma área de 12,7 milhões de quilômetros quadrados (72% da área da América do Sul).


MERCOSUL UM BLOCO RESPEITÁVEL
MERCOSUL FORTALECIDO
O Mercosul (o Mercado Comum do Sul em Português) é um bloco econômico de nações sul-americanas que buscam fortalecer a integração regional e criar parcerias. Os membros plenos do Mercosul são Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Chile, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia são membros associados do Mercosul, enquanto o México e Nova Zelândia são países observadores.
Os objetivos do Mercosul são: livre circulação de bens e produção entre os estados membros através da eliminação das restrições personalizadas, a criação de uma tarifa externa comum e uma política comercial comum para ser usado nas negociações regionais, a coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais entre os membros do áreas de comércio exterior, a moeda / monetária, as taxas de câmbio, agricultura e indústria, incluindo as áreas de mercados fiscais e de capital.
Os Estados membros devem estar comprometidos com a legislação de execução que fortalecem o processo democratico e de integração regional. A idéia de uma América do Sul integrada data de antes de guerras do continente de independência no início do século XIX.
Colônias espanholas tiveram que lutar contra a Espanha pela independência na década de 1820, o Brasil (a única nação do continente que fala Português) tinha importado uma monarquia quando o rei de Portugal tomou- se refugiado para escapar de Napoleão em 1808.  O país declarou a independência de Portugal em 1822, mas permaneceu um império com um imperador. Brasil finalmente enviou o seu imperador de volta para a Europa de forma permanente, e em 1889 ele se tornou uma república.
Foi apenas na segunda metade do século 20 que o ideal de uma união sul-americana começou a se transformar em realidade. Na década de 1980 começou com esforços tímidos acordos entre os presidentes Sarney e Alfonsín do Brasil, da Argentina, os dois novos presidentes civis após longas ditaduras militares. Paraguai e Uruguai, localizados entre os dois maiores países foram incluídos nas negociações. Finalmente, em 1991, o Mercosul nasceu quando o Tratado de Assunção foi assinado, a ser alterado pelo Tratado de 1994, de Ouro Preto. Desde então, outras mudanças progressivas na Carta do bloco foram feitas.
DEBATE IMPORTANTE
DEMOCRACIA FORTALECIDA

A parte mais importante da Carta do Mercosul é a cláusula democrática do Protocolo de Ushuaia, de 1998, que, como seu nome implica, exige que os líderes do Mercosul a serem eleitos democraticamente. O que aconteceu foi que em 22 de junho de 2012, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, sofreu um golpe por uma maioria nas duas casas do Congresso (em um processo que durou 30 horas).

Esse golpe contra Lugo e a democracia, o impeachment apressado, arrepiou os pelos no resto do Mercosul, os países que tiveram seus próprios problemas históricos com golpes de estado e ditaduras.

Em 29 de junho, os presidentes Dilma Rousseff do Brasil, Cristina Kirchner da Argentina e Pepe José Mujica do Uruguai decidiram suspender Paraguai até abril de 2013, quando novas eleições estão agendadas no país. O motivo da suspensão é que a remoção de Lugo "desrespeitou a ordem democrática." Paraguai nega que tenha havido um golpe de Estado.


Também em 29 de junho, os presidentes do Brasil, Argentina e Uruguai decidiu admitir a Venezuela no Mercosul como membro pleno (durante um processo de seis anos de duração, o Paraguai foi o único país do MERCOSUL que não tinha aprovado a adesão da Venezuela). A entrada oficial da Venezuela como membro pleno do Mercosul foi um vitoria na democracia latinoamericana e aconteceu no dia 31 de julho.



Nenhum comentário:

Visitantes