Pixels ZN

PIG NÃO NOTICIA A VERDADEIRA GUERRA CIVIL NA COLOMBIA

Novos confrontos fazem
a segunda morte em Cauca
Confrontos deixam dois mortos em três dias

De acordo com o prefeito de Caloto, Jorge Arias Edilson Granada, confrontos entre a polícia e as comunidades indígenas da Colômbia podem ter matado pelo menos duas pessoas no departamento de Cauca, em apenas três dias. A nova vítima foi identificada como Maurice Long, 24 anos.


Um agricultor foi morto no norte do departamento de Cauca (oeste), durante confrontos entre forças de segurança da Colômbia e indígenas na região, segundo o prefeito Caloto, Jorge Arias Edilson Granada. Esta é a segunda fatalidade em três dias de confrontos. A vítima foi identificada como Maurice Long, 24 anos, que é reconhecido como pequeno agricultor  na região.
A Luta começou na região há cerca de uma semana, quando os indígenas tentaram expulsar militares instalados há vários meses, no contexto do combate sustentado com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). Então, os manifestantes bloquearam a estrada que liga Caloto a Corinto, exigindo a saída dos militares. Nesta situação, a polícia interveio, atirando bombas de gás lacrimogêneo, ação em que também houve troca de tiros. Granada prefeito Arias disse que o agricultor não está morto, pelo que não divulgaram a causa da morte. No entanto, as pessoas que estavam perto do local dizem que o homem morreu após ser baleado.

Pelo menos 4 000 indígenas e rurais colombianos marcham contra a mineração
Aborígines e os agricultores estão protestando contra a pulverização em "culturas de segurança alimentar", e pela saída armado em Cauca.
Agricultores e indígenas da Colômbia estão protestando para rejeitar o departamento é Mocoa distrito mineiro. As pessoas que se manifestam em cinco dias, na esperança de encontrar uma série de outros manifestantes na sexta-feira
Cerca de quatro mil índios e camponeses no departamento de Putumayo, no sudoeste da Colômbia, vão para Mocoa, capital do departamento, para rejeitar que esta cidade seja declarada área de mineração. Os nativos e os agricultores também rejeitar a pulverização em "culturas de segurança alimentar", e também exigem a saída de jagunços Cauca.

A Marcha dos aborígines e agricultores, que já tem cinco dias desde sua partida de Puerto Asis e passando pela vizinhança de Villa Garzón, no sul do Putumayo, deve chegar sexta-feira em Mocoa, onde se encontrará com outros caminhantes.

O líder camponês, Marco Rivadeneira, disse que eles estão preocupados com "a questão das concessões de mineração. Para o governo, Putumayo não faz mais parte da Amazônia, e é tratado como um distrito mineiro:
- Aqui não podemos tomar a posse da terra e assim ela em deixado de ser do camponês ou do índio para passar para as mãos das mineradoras. 

Enquanto isso, o governador de Putumayo, Jimmy Diaz, disse que os índios e camponeses também exigiram a presença de observadores internacionais de direitos humanos para as mineradoras instaladas na fronteira com o Peru e Equador, e que são colocadas ali pela Frente 48 das Forças Forças Armadas da Colômbia (Farc).

Mais de 40 famílias indígenas no município de San Miguel, fronteira sul da Colômbia, tiveram que deixar suas cidades de origem depois que duas crianças morreram ao pisar em um campo minado.

A saúde é também um dos principais problemas enfrentados pelos moradores locais, desde a intervenção, há um ano, a Promotora de Saúde (EPS) "Saúde Floresta Saúde", após um déficit de 11 bilhões de pesos , piorou a situação para as comunidades negras, indígenas e camponeses no departamento de Putumayo, afirmou o governador.

Diaz disse que, apesar de não estar operando, esta EPS gera mais de 52 bilhões de pesos (92.32 milhões de dólares) de défit. Embora não se possa operar, esta mais quebrada do que antes e esta região é a maior provedora de serviços de saúde do Estado.

Nenhum comentário:

Visitantes