Pixels ZN

UPI: BRASIL E TURQUIA UMA ALIANÇA ARMADA EM ASCENSÃO

Brazil, Turkey agree on closer defense links

SÃO PAULO (UPI) - Brasil e Turquia chegaram a acordo sobre laços mais estreitos de defesa que promete permitir que cada fabricante de armas uma parcela maior da aviação mundial e vendas militares.
Assim como o Brasil, a Turquia é um fabricante de defesa emergente com os olhos em um mercado global onde fabricantes ocidentais arriscam-se a preços proibitivos. A tradição da Turquia de fabricação militar é anterior a construção da capacidade  do Brasil orientada ao desenvolvimento para exportação de aviões e armas.
Nos últimos contactos entre os dois governos, Brasil e Turquia estabeleceram planos de ampliar os laços militares e transferências de tecnologiaentre os dois lados.


Ministro da Defesa brasileiro Celso Amorim e seu homólogo turco,Yilmaz Ismet, se reuniram em São Paulo e assinaram uma carta de intenções que formaliza um movimento para "desenvolver a cooperação entre as indústrias de defesa de ambos os países, incluindo transferência de tecnologia e projetos conjuntos", disse uma declaração conjunta.

Yilmaz disse que a Turquia está interessada em partilhar  a cibernética aeroespacial do Brasil e tecnologia de embarcações aéreas não tripuladas. Planos turcos incluem a construção da capacidade para fabricar aeronaves, incluindo veículos aéreos não tripulados.
Hermes 450 drone UAV  Brazilian Air Force 
Altas autoridades das indústrias dos países que apoiam  a defesa do  Estado  se encontraram formalmente em outubro de 2011 e estabeleceram a realização de consultas sobre o desenvolvimento de suas colaboração.

A presidenta brasileira, Dilma Rousseff, anunciou durante uma visita a Ancara, no ano passado, os dois países emergentes como potências mundiais e tem muitas tendências de crescimento econômico em comum. 


Durante sua visita, mudou-se para um relacionamento mais próximo dos dois países  com o objetivo de impulsionar o comércio e cooperação económica e técnica.

Em maio de 2010 primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, visitou o Brasil e anunciou um plano de ação para uma maior cooperação.

O presidente turco, Abdullah Gul, disse que os dois países pretendem aumentar suas trocas comerciais de US $ 2 bilhões em 2011 para US $ 10 bilhões "em um período muito curto de tempo."
O plano da Turquia de defesa estratégica de cinco anos tem efetivamente estabelecido a data de conclusão para o desenvolvimento da aviação militar, estaleiros navais de defesa aeroespacial e capacidade para lançar satélites.

O inventário inclui aviões e helicópteros, fragatas e contratorpedeiros, satélites e tanques.

A   implantação de  um tanque turco está programada para 2015, e um veículo aéreo não tripulado deve estar pronto no próximo ano.
Turquia diz que gastou ou assinou contratos no valor total de 27,3 bilhões dólares como parte de seus planos para desenvolver a sua capacidade de fabricação de defesa. As autoridades turcas visam garantir a ajuda brasileira com a aviação e aeroespacial, como o país latino-americano está agora competindo de igual para igual com os fabricantes americanos e europeus para fornecer jatos executivos, de passageiros e aeronaves de patrulha.
A empresa brasileira de defesa Embraer estabeleceu metas de competir por uma fatia do mercado de transporte militar tático, incluindo C-130 Hercules e seus sucessores.

Nenhum comentário:

Visitantes