Pixels ZN

NOS DEZ ANOS DO APAGÃO TUCANO DILMA ANUNCIA REDUÇÃO DOS PREÇOS DE ENERGIA ELETRICA

Dilma planeja redução de preços para comemorar os 10 anos do final das multas de FHC por consumo de energia  causados pelos apagões do governo PSDB. 

(Reuters) -A presidenta Dilma Rousseff, simetricamente oposta a crise do apagão, uma crise nacional ocorrida no Brasil que ocorreu nos dois últimos anos do governo de Fernando Henrique Cardoso, de julho a setembro de 2002, planeja cortar e simplificar os impostos para os produtores e distribuidores de electricidade, dois altos funcionários disseram à Reuters, como parte de uma estratégia para reduzir custos elevados de empresas do Brasil e estimular a sua economia.

Brasil está, finalmente, chegando perto da recessão mundial, que afeta os EUA e Europa desde meados de 2009 por conta de uma taxa câmbio supervalorizada e outros problemas estruturais a espremer  uma das mais dinâmicas economias emergentes mundiais.
Dilma tem, nos últimos meses, anunciado cortes de impostos direcionados para a indústria automotiva, abrangendo uma abordagem incremental para a reforma.
Alguns funcionários, que falaram sob condição de anonimato, disse que as reduções de impostos para empresas de energia elétrica seria provavelmente o maior alcance até agora. Eles disseram que Dilma Rousseff vai anunciar os planos nas próximas semanas. Rousseff está com o objetivo de dar alívio aos consumidores, bem como para as empresas de energia intensiva de áreas como aço e produtos petroquímicos.
Estudos internos do governo sugerem que, dependendo de quais impostos são cortados, os custos de energia elétrica podem cair entre 3 e 10 por cento a partir tão cedo quanto 2013, disseram os funcionários.

Isso teria um impacto mensurável sobre a inflação, e, assim, auxilia a busca de Dilma para pressionar as taxas de juros brasileiros mais baixo.
"Nós sabemos que os impostos no Brasil estão loucos, e nós estamos tentando fazer algo sobre isso", disse um oficial sênior. " (Electricidade) parece ser um caso onde podemos fazer rapidamente uma grande diferença."

Dilma provavelmente não vai passar os cortes de impostos por decreto, então ela terá que negociá-los com o Congresso e outros grupos.
Ela planeja usar suas avaliações - recorde - de alta popularidade para pressionar por cortes nos impostos, tanto a nível federal e estadual, com um foco especial em eliminar impostos em sobreposição a outros impostos ou que são difíceis de calcular, disseram os funcionários.
"O foco é tanto na simplificação de impostos como reduzi-los", disse um segundo oficial disse.
 Indústria de eletricidade no Brasil inclui empresas pelo estado administradas como a Eletrobras (LIPR3.SA), bem como multinacionais como a AES Corp (AES.N) e Suez GDF (GSZ.PA). A energia hidrelétrica  abastece cerca de três quartos das necessidades elétrica do Brasil, com contabilização de energia nuclear, térmica e eólica para o restoSe a iniciativa for bem sucedida, Dilma Rousseff vai usar um modelo semelhante para reduzir os impostos para as indústrias de outros nos próximos meses, possivelmente incluindo telecomunicações, disseram os funcionários.

Os detalhes específicos, tais como o tamanho dos cortes de impostos, que os impostos serão direcionados, e o calendário do anúncio ainda estão sendo finalizados pela equipe de Dilma, disseram os funcionários. Um deles disse que o plano provavelmente será revelado no final de junho, antes que os políticos em todo o país voltam sua atenção para as eleições municipais de outubro.
A presidenta de tendência esquerdista também irá garantir que qualquer benefício fiscal é totalmente repassado aos consumidores, disseram os funcionários.

Embora o setor elétrico é parcialmente privado-controlado, Dilma Rousseff acredita que ela pode usar o poder de precificação de empresas estatais pode efetivamente empurrar preços mais baixo aos consumidores, se necessário. Uma renegociação futura de concessões na indústria também pode ser uma oportunidade para pressionar por preços mais baixos.
SOMBRAS DO SUCESSO COM A ESTRATÉGIA DOS BANCOS

As táticas de Dilma são semelhantes às que ela usou para cortar as taxas de juros nos últimos meses -  outro pilar de sua estratégia para reduzir o "Custo Brasil"

Seu governo tem congelado bilhões de dólares em gastos, permitindo que o banco central a cortar sua taxa básica de juros em 3,5 pontos percentuais desde agosto. Quando alguns bancos do setor privado se recusaram a baixar as taxas de juro para os consumidores,  Dilma e altos funcionários publicamente acusaram a  eles por ter um dos maiores spreads do mundo. Os bancos estatais, logo em seguida, anunciaram taxas de juros ainda mais baixas para os clientes, e os bancos privados rapidamente e renderam e seguiram o exemplo.

Tais táticas têm causado atritos entre Dilma Rousseff e membros da comunidade de negócios, especialmente o sector privado bancário, que em particular a acusa de tentar intimidar o setor privado a buscar o bem social acima da competição de mercado livre .

No entanto, as autoridades disseram que Dilma Rousseff está usando as melhores ferramentas disponíveis para ela poder restaurar a competitividade do Brasil. O Congresso bloqueou as tentativas de uma abrangente reforma tributária por seu antecessor como presidente, e Dilma, ela própria uma ex-ministro da Energia, acredita que a única alternativa politicamente viável é mover um setor de cada vez, eles disseram.
 "Estou plenamente consciente de que o Brasil precisa reduzir sua carga tributária. O que tenho feito é tomar medidas pequenas que, na sua totalidade, criaram menores impostos, que é fundamental para o país crescer."

Nenhum comentário:

Visitantes