Pixels ZN

VISITA DE DILMA AOS EUA FACILITA VISTO PARA BRASILEIROS


Remarks to the U.S.-Brazil Partnership for the 21st Century
Visita de Dilma
cria dois novos consulados
Os Estados Unidos vão abrir dois novos consulados no Brasil, um em Belo Horizonte (MG) e outro em Porto Alegre (RS). O anúncio foi feito por Hillary Clinton, que definiu o relacionamento com o Brasil como "um dos mais promissores" no século 21. Atualmente, os EUA têm consulados em São Paulo, no Rio e em Recife, além de uma seção em Brasília, dentro da embaixada. Todos são cenários de filas para a concessão de vistos de entrada nos EUA.


Ao participar nesta segunda do seminário "Brasil-Estados Unidos: Parceria para o Século 21", na Câmara de Comércio, Hillary não mencionou a negociação para eliminar a necessidade de visto aos brasileiros que ingressam nos EUA, mas há conversas adiantadas nesse sentido.

Hillary abriu o seminário desta segunda antes do encontro entre Dilma e o presidente norte-americano, Barack Obama, na Casa Branca. Diante de mais de 300 empresários que lotaram o auditório da Câmara de Comércio e ao lado do ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, Hillary elogiou a "liderança extraordinária da senhora Rousseff". Disse, porém, que a relação bilateral desejada por seu país ultrapassa a questão dos vistos.
"Abriremos dois novos consulados no Brasil, um em Belo Horizonte e outro em Porto Alegre. São exemplos de nossa relação ampla, tornando mais fáceis as viagens e derrubando barreiras, mas os avanços que queremos não serão garantidos nem por vistos nem por turismo. Queremos parcerias em ciência e tecnologia", insistiu Hillary.


Polícia desaloja manifestantes do movimento global "Ocupe" em Boston para visita de Dilma
A secretária de Estado destacou o interesse do governo americano no programa brasileiro Ciência Sem Fronteiras, que concede bolsas de estudo para alunos no exterior e "Particularmente, aplaudo o compromisso do presidente de Dilma, sua promessa histórica para acabar com a pobreza extrema em seu país", e disse tambem estar "feliz" com a visita que Rousseff fará hoje (terça-feira) no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e à Universidade de Harvard, em Cambridge, na área metropolitana de Boston. (AE)

Nenhum comentário:

Visitantes