Pixels ZN

The Washington Post: HIPOCRISIA AMERICANA SEGUE A NORMA COM RELAÇÃO ÀS ATROCIDADES ARÁBICAS



The Saudi king’s hypocrisy - The Washington Post
Primavera Arábica
é o inverno dos Direitos Humanos


A hipocrisia do rei saudita
Na sexta-feira,  o rei Abdullah da Arábia Saudita  fez um discurso irritado denunciando o fracasso do Conselho de Segurança das Nações Unidas para atuar na Síria, onde a Arábia Saudita está apoiando um plano da Liga Árabe para uma "transição democrática" que acabaria com o regime de Assad. "O mundo é governado por cérebros, pela justiça, pela moral e pela justiça", piedosamente ele declarou.
Nesse mesmo dia, as forças de segurança do grande soberano saudita estavam disparando contra os manifestantes perto da cidade oriental de Qatif, infligindo uma fatalidade pelo segundo dia consecutivo. Enquanto isso, diplomatas do seu regime foram organizar a deportação rápida da Malásia de um jornalista saudita fugitivo, que fugiu do país após os tweets de sua autoria sobre o profeta Maomé levou a pedidos de sua prisão e execução.
Dissidentes na Arabia
De acordo com relatos da Arábia Saudita, o rei Abdullah estava entre aqueles solicitando o julgamento de Hamza Kashgari, de 23 anos, colunista de um jornal em Jeddah. Sr. Kashgari, um apoiante da causa da mudança liberal que desencadeou a Primavera árabe, enviou tweets no dia do aniversário de Maomé se dirigindo a ele de igual para igual e dizendo: "Eu amo muitas coisas sobre você e odio outras." Para completar, ele se opôs para o estatuto das mulheres sauditas, dizendo que elas não irão para o inferno "porque é impossível ir para lá duas vezes."
A hipocrisia da Malásia
Embora ele depois pediu desculpas, o Sr. Kashgari enfrenta julgamento e uma possível sentença de morte. Sua perseguição tem sido facilitada por um outro campeão do discurso duplo, o governo da Malásia, que afirma respeitar a regra da lei, mas empacotou Sr. Kashgari em um jato particular saudita no domingo, apesar de uma ordem judicial proibindo a sua deportação.
A Arábia Saudita está fazendo tudo para derrubar Bashar al-Assad, cuja sua seita Alawite, uma ramificação do islamismo xiita, é uma minoria em um país com uma pluralidade de muçulmanos sunitas. Ele argumenta que o Conselho de Segurança não deve agir para acabar com o regime por causa da seita Assad, mas por causa de sua brutalidade contra o povo.
No entanto, em casa, este regime sunita não hesita em abrir fogo contra manifestantes da sua própria minoria xiita - ou ameaçar um colunista liberal com a pena de execução.
A hipocrisia de Obama
A administração Obama, que tem em voz alta e repetidamente chamado para a partida de Assad, tem tido muito menos a dizer sobre a repressão do rei Abdullah. Em dezembro, aprovou um 30 bilião dólares venda de armas ao seu regime. Agora ele castiga a Rússia para o fornecimento de armas para a Síria.

Claro que a violência na Síria é muito maior do que a Arábia Saudita - mais de 7.000 pessoas foram mortas, e os rebeldes estão a ser atacados com tanques e artilharia. Mas cérebros, a justiça, a moral e a justiça são escassos, não só em Damasco Assad, mas nos palácios reais de Riad também.

Nenhum comentário:

Visitantes