Pixels ZN

Petrobras promoveu a 1ª Feira de Empregabilidade da Rocinha



O projeto Arte Cidadã, patrocinado pela Petrobras e realizado pela escola de samba Acadêmicos da Rocinha, promoveu na segunda-feira (16/1) a 1ª Feira de Empregabilidade da Rocinha, que tem por objetivo proporcionar maior acesso a oportunidades de emprego e informações sobre o mercado de trabalho aos moradores da comunidade.
O EVENTO
A feira foi realizada das 9h às 17h na quadra da escola, sendo o primeiro evento deste tipo na comunidade após o processo de pacificação.
No evento, foram realizadas palestras sobre o mercado de trabalho e suas características, emitidas carteiras de trabalho e realizado o cadastramento de profissionais para vagas de empregos disponibilizadas por empresas parceiras. Estima-se a participação de dez mil pessoas no evento. Para os interessados, houve também estandes nos quais foi possível conhecer propostas de trabalho e fazer cadastro para vagas disponíveis em diversas empresas e estabelecimentos.
PATROCINIO
Além do patrocínio da Petrobras, o Governo do Estado do Rio de Janeiro apoia a iniciativa por meio da Secretaria de Trabalho e Renda e da Secretaria de Assistência Social.
Programa Petrobras Desenvolvimento
Arte e Cidadania
O projeto Arte Cidadã – Fantasias, Adereços, Cenografia e Cidadania, realizado pela Acadêmicos da Rocinha, integra o Programa Petrobras desde 2006, na linha de “Educação para a Qualificação Profissional". Na atual etapa, que contempla os anos de 2011 e 2012, o projeto tem por objetivo promover a capacitação profissional de 1.060 jovens e adultos, moradores da comunidade da Rocinha e áreas do entorno, ampliando suas capacidades de inserção no mercado de trabalho .
PARCERIA COM A COMUNIDADE
A parceria com a Petrobras contempla a realização de cursos voltados para qualificação nos processos de produção do carnaval carioca e na área de informática para escritório, montagem e manutenção de microcomputadores e montagem de redes, além de cursos de língua portuguesa, inglês e espanhol voltados para o mercado de trabalho.
O projeto conta ainda com um núcleo de ações para a cidadania, onde são realizadas oficinas e palestras sobre temas de educação para a cidadania. Neste espaço, são disponibilizados para uso da comunidade o Centro de Inclusão Digital, a biblioteca e um espaço multimídia.
BALANÇO
Em 2011, a atividade de encaminhamento de profissionais ao mercado de trabalho do projeto Arte Cidadã proporcionou o acesso de 484 pessoas a vagas de empregos disponíveis nas empresas parceiras.

Nenhum comentário:

Visitantes