Pixels ZN

EUROPALIA BRASIL: A Europa conhece o Brasil Autonomo, Soberano e Criativo

Maior bienal cultural da Europa
destaca o Brasil

Bienal terá exposições de objetos de várias tribos indígenas
A cultura brasileira será destaque na Europa a partir da próxima quarta-feira, quando começa o festival Europalia Brasil, a 23ª edição da maior bienal multidisciplinar do continente, com cerca de 500 atividades culturais na Bélgica e países vizinhos.
Até 15 de janeiro de 2012, um total de 127 concertos, 57 espetáculos de dança, 40 de teatro, 20 exposições de artes visuais e 80 conferências literárias, todos protagonizados por brasileiros, serão oferecidos principalmente em Bruxelas, mas também em algumas cidades da França, Alemanha, Holanda e Luxemburgo.
Ainda sobre arte brasileira na Europa; obras de arte dos Bric vão à leilão em Londres: 


Chegou a vez do Brasil no mercado internacional?


Governo brasileiro investiu
R$ 28,2 milhões no projeto
Os primeiros eventos da série de atrações - e destaques do festival - são as exposições Brasil. Brasil, com obras produzidas entre 1808 e 1950, e "Art in Brazil", que mostra peças contemporâneas, ambas no Palácio de Belas Artes de Bruxelas.
Entre os artistas destacado estão Aleijadinho, Hélio Oiticica, Alfredo Volpi e Tarsila do Amaral.
Em paralelo, uma exposição sobre a arquitetura de Oscar Niemeyer e Lucio Costa e sobre Roberto Burle-Marx completa o panorama sobre a identidade do país.
As raízes do Brasil são tema de duas mostras: "Índios no Brasil" reúne 300 objetos de tribos indígenas da Amazônia, como cocares, cerâmicas, máscaras e instrumentos musicais; enquanto "Terra Brasilis" mostra, através de pinturas, desenhos e gravuras, a influência recíproca entre Europa e Brasil.

Nenhum comentário:

Visitantes