Pixels ZN

Ollanta Humala eleito presidente do Perú. O cara ganhou de novo!

A Concorrente e a imprensa insistiram que Humala era o Candidato do Cara.
Humala amplia a vantagem a medida que a contagem avança para consolidar a sua vitória

Humala aumentou sua liderança
50,7% contra 49,3% de Keiko Fujimori
Em um segundo adiantamento dos resultados, o Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE) informou que 81% das atas Ollanta Humala ligeiramente ampliou sua vantagem sobre seu rival nas urnas Keiko Fujimori.

Candidato à meia-noite vence o Peru no domingo tem 50,706% dos votos (cerca de 6'494 970 votos), contra 49,294% do candidato da Força 2011 (6'313 0,992).

No que seria seu primeiro discurso, e após a reunião do primeiro resultado oficial das eleições presidenciais, o presidente eleito do Peru, anunciou que vai formar um governo de concertação nacional em consenso com a sociedade democrática e civil ".
Mas seu discurso foi breve e cuidadoso, pois, ainda é estreita margem entre ele e Fujimori, por isso ela disse não reconhecer a derrota e só o fará quando houver uma grande diferença.
Mais cedo, o chefe da Magdalena Chu ONPE comunicados os primeiros resultados, com 75% dos votos apurados, indicavam Ollanta Humala com 50,087%, enquanto a rival, Keiko Fujimori, atingia 49,913%.
Chu deixou claro que faltavam chegar as cifras de locais mais distantes, mais favoráveis a Ollanta Humala. Além disso, o departamento de Lima, que traz cerca de um quarto dos eleitores do país e já estava registrado em sua totalidade, também distorce os resultados, pois nele, Keiko ganhou por 57% a 42%, resultado insuficiente para dar-lhe a liderança no total.
Isto significa que a estreita margem de diferença deverá ser mais folgada parea Humla ao registarem os votos das zonas rurais.

De qualquer modo, Keiko Fujimori já deu por perdida a eleição ao deixar o hotel onde passou grande parte do dia e retirar-se para casa. Já os apoiadores de Ollanta Humala tomaram a praça no centro de Lima e esperam por seu líder para comemorar a vitória.
As Pesquisas se confirmaram
Os números confirmam a informação fornecida pelos inquéritos anteriores que, predisseram distância apertada com vitória para o candidato da Coligação Gana Peru. Os resultados de Boca de Urna dão uma vantagem de quase 3 pontos percentuais para Humala: 51,4 contra 48,6% de votos para seu adversário.
Humala teve também mais de 4 pontos à frente de seu rival Keiko Fujimori, de acordo com pesquisas realizadas mais cedo e o Transparência da Associação Civil, orgão de observação eleitoral, também informou em conferência de imprensa, logo após o pleito, que Humala liderava com de 2,6% de diferença sobre uma projeção com apenas 1% de margem de erro.
As empresas Ipsos-Apoyo e Datum TPI, que ofereceram os seus resultados em dois canais de televisão diferentes, concordaram com a vitória de Humala por uma margem superior a 52%, embora as agências do governo tivessem insistido que ser preciso aguardar os resultados da Agencia Nacional responsavel pelo Processo Eleitoral.
Na campanha do candidato nacionalista local, a sua equipe de conselheiros já começaram a comemorar a vitória antecipada com slogans como "Sim, se pode. Sim, se pode." e "Presidente Ollanta".
Ipsos deu Humala 52,6%, Datum Humala 52,7% e a Companhia Peruana de Pesquisa marcou 52,5%.
Um total de 4.573 postos de votação foram abertas entre as 08.00 e as 16.00, hora local para receber os votos dos peruanos.

Maioria Parlamentar
Humala, provavelmente governará o período 2011-2016, com uma maioria confortável no Congresso. Ele já fechou aliança política com o ex-mandatario, Alejandro Toledo, que o defendeu no segundo turno.
O Partido de Humala levou 47 assentos do parlamento, depois de ganhar 3,3 milhões de votos nas eleições legislativas de 10 de abril passado e, portanto, é a organização política com mais peso no Legislativo.
O Congresso unicameral peruano tem 130 representantes, e, portanto, o Governo precisaria de 66 lugares para uma maioria, o poder estatal. Considerando que o partido de Toledo, Peru Posible, tem 21 deputados, após ter recebido 1,4 milhões de votos, e quase todos de seu banco apoiou Humala no segundo turno. A soma dos dois blocos atingirá os 68 parlamentares necessários para governar com maioria no parlamento.
Toledo tem dito repetidamente que irá ser "zelosos guardiões da democracia" e decidiu dar o seu apoio, acusando a sua candidatura para ser um "salto no vazio" no primeiro turno, porque ele está convicto de seus princípios democráticos.
O plano de governo de Humala pretende reformar a Constituição para fazer alterações no desenvolvimento económico e social, a fim de torná-la mais inclusiva, mas o próprio candidato tem negado que nessas alterações queira incluir a reeleição presidencial.

Por outro lado, a oposição no Congresso peruano será composta pelo partido de Keiko Fujimori, com 37, 2,9 milhões de votos nas eleições de abril.
Também há os 12 deputados da Aliança para a Grande Mudança, pelo qual concorreu à presidência o ex-ministro Pedro Pablo Kuczynski, os nove delegados da Solidariedade Aliança Nacional e os quatro parlamentares do APRA de Alan Garcia.

Um comentário:

Vera disse...

Esse Lula é o cara mesmo. Onde ele bota a mão vira ouro.
Parabéns aos peruanos e que sejam felizes como nós brasileiros estamos sendo. Parabéns

Visitantes