Pixels ZN

O BRASIL RECEBEU TITULO DE DOUTOR EM COIMBRA. COM MUITO ORGULHO, COM MUITO AMOR!

COM MUITO ORGULHO,
COM MUITO AMOR!



Doutoramento Honoris Causa de Lula da Silva


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ofereceu o título de doutor honoris causa, que recebeu da Universidade de Coimbra, em Portugal, ao ex-vice-presidente José Alencar, que morreu aos 79 anos, na tarde de terça-feira, em São Paulo.Lula dedicou parte de seu discurso a Alencar, afirmando que “nada disso teria sido possível sem a colaboração generosa e leal daquele que foi meu parceiro de todas as horas”.A presidente Dilma Rousseff acompanhou toda a cerimônia em homenagem a Lula assim como o presidente português Cavaco Silva e o primeiro ministro demissionário, José Sócrates.Ao chegar à Universidade de Coimbra, onde foi ovacionado pelos estudantes, Lula afirmou que estava sentindo “um misto de tristeza e alegria”. “Tristeza pela morte do companheiro José Alencar, e alegria pelo título”.
Cortejo da Cerimônia que aconteceu na parte da manhã na Faculdade de Direito da Universidade.


Video de Apresentação
Produzido pela UCV - Universidade de Coimbra
A Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra atribuiu, em 30 de Março, na Sala Grande dos Actos da Universidade de Coimbra, o Doutoramento Honoris Causa a Luís Inácio Lula da Silva. A apresentação esteve a cargo do Doutor Fernando Seabra Santos, enquanto os elogios do candidato e do apresentante, respetivamente, foram da responsabilidade do Doutor Joaquim Gomes Canotilho e do Doutor Jorge Coutinho de Abreu.
História da Universidade de Coimbra
 

A história da Universidade de Coimbra remonta ao século seguinte ao da própria fundação da nação portuguesa, dado que a Universidade foi criada no século XIII, em 1290.
Antes, porém, em 1288, foi elaborada uma Súplica ao Papa Nicolau IV (de que só se conhece o traslado) datada de 17 de Novembro de 1288 e assinada pelos abades dos Mosteiros de Alcobaça, Santa Cruz de Coimbra e S. Vicente de Lisboa e pelos superiores de 24 igrejas e conventos do Reino.
Este documento solicitava a fundação de um “Estudo Geral” e aquelas instituições religiosas assumiam a garantia do seu financiamento. Não se sabe se a Súplica chegou à Santa Sé, mas de qualquer modo, a U.C. está dentre as principais Instuições de ensino do Mundo.
DILMA EM VISITA A UNIVERSIDADE UM DIA ANTES DO EVENTO

 Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa
 LULA É UM CARA MUITO GIRO, O PÁ!
O Presidente de Portugal, Cavaco Silva, elogiou a carreira e a personalidade de Lula da Silva, que apelidou de "grande líder" que nos deixa "um legado inspirador".
"Lula da Silva é homenageado pelo dinamismo que imprimiu às relações Sul-Sul e por ter conduzido uma política externa apostada em promover, à escala global, a luta contra a pobreza e a promoção do desenvolvimento económico e da justiça social", justificou o Presidente da República na cerimónia de entrega do Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa, que distinguiu Lula da Silva e Louise Arbour.
"É uma das grandes figuras do nosso tempo e um grande amigo de Portugal", disse Cavaco Silva sobre o ex-presidente da República do Brasil.
O chefe de Estado português elogiou largamente a carreira e o carácter de Lula da Silva, com especial destaque para as suas políticas orientadas para a erradicação da fome, da pobreza, das doenças e da iliteracia, e de apoio ao desenvolvimento económico e social. 
"Os grandes líderes distinguem-se pela sua capacidade de traduzir ideias em realizações concretas e mobilizadoras da esperança. Esse é, indiscutivelmente, o caso de Lula da Silva", concluiu Cavaco Silva.

Nenhum comentário:

Visitantes