Pixels ZN

TERREMOTO NO JAPÃO - DESTRUIÇÃO E PERIGO NUCLEAR - DILMA PÕE BRASIL À DISPOSIÇÃO

Terrivel momento em que o tsunami

devastou uma aldeia no Japão

Esse foi o pior terremoto que sacudiu o Japão em 140 anos.  Abalou fortemente toda costa nordeste do país, provocando um tsunami de 10 metros, que devastou tudo em seu caminho, incluindo casas, carros, fazendas e barcos queimados. E agora ameaça o Havaí e outras ilhas do Pacífico.


A U. S. Geological Survey relatou que o sismo teve magnitude 8,9 e disseram que seu epicentro foi 24 quilômetros de profundidade e 130 km a leste de Sendai, na ilha principal de Honshu.
terremoto-japon-2
Houve vários tremores pós-terremoto. Na capital, Tóquio, edifícios sacudiu violentamente. Uma refinaria de óleo queimado, perto de Tóquio, e dezenas de tanques de armazenamento estavam sob ameaça.
terremoto-japon-9
Agora, o alerta de tsunami foi estendido para toda a bacia do Oceano Pacífico com exceção do território insular, que abrange Estados Unidos e Canadá, conforme relatado pelo Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico dos EUA (PTWC, por sua sigla em Inglês) .
terremoto-japon-1
O aviso afeta Havaí e se estende até o México e os países da América Central e do Sul com a costa do Pacífico, de acordo com o PTWC. No Havaí e começaram evacuações em todas as áreas costeiras.
terremoto-japon-3
Agência de notícias Kyodo informou que o tremor provocou um incêndio na energia nuclear de Tohoku Electric Power Company, na cidade de Onagawa Japão. De acordo com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), as quatro usinas nucleares japonesas sobre o mar, perto da zona onde o terremoto ocorreu foi fechada por motivos de segurança.
terremoto-japon-5
O maior em 140 anos
Este terremoto foi o maior em 140 anos e já superou o grande terremoto de Kanto, que teve lugar no dia 01 de setembro de 1923, que matou mais de 140.000 pessoas na região de Tóquio. A costa nordeste do Japão, chamada Sanriku, foi atingida por terremotos e maremotos no passado, e na quarta-feira houve um terremoto de magnitude 7,2. Em 1933, um terremoto de magnitude 8,1 na região causou a morte de 3.000 pessoas aproximadamente, e no ano passado algumas instalações de pesca foram danificados depois de um tsunami causado por um terremoto no Chile.
terremoto-japon-6
Terremotos são comuns no Japão, uma das zonas mais sismicamente ativas do mundo. O país sofre cerca de 20% (Vinte por cento) dos terremotos com magnitude 6 ou maior, que ocorrem no mundo.
terremoto-japon-8
O número oficial de mortos pelo terremoto que atingiu o Japão na madrugada de sexta-feira é de 40, embora a extensão dos danos apresente extrema dificuldade para realizar-se uma avaliação completa.
terremoto-japon-4
Acredita-se que um barco que transportava cerca de uma centena de pessoas foi arrastado pelo tsunami e seu paradeiro é desconhecido. A grande cidade costeira de Sendai e terras vizinhas foram destruídas pelas ondas do tsunami, enquanto uma série de incêndios começou a surgir em uma ampla área após o terremoto.
Um grande incêndio irrompeu em uma refinaria perto de Tóquio e também vi um em uma usina nuclear em Miyagi. Mas as autoridades dizem ter detectado nenhum vazamento de radiação.
terremoto-japon-7
O sistema de metrô de Tóquio, está danificado e milhares de casas estão sem eletricidade.
TSUNAMI DEVASTA CIDADE
Este é o momento em que a onda gigante tsunami que varreu cidade de Sendai, no Japão do nordeste. 
As ondas tinham 10 metros de altura

Radioatividade na Central Nuclear

japonesa está aumentando

Central Nuclear de Fukushima. Foto AP
Fukushima Usina Nuclear. Foto: AP
O nível de radioatividade registrado no sábado, em uma sala de controle do n. º 1 do reator da usina nuclear de Fukushima 1, no nordeste do Japão, é 1.000 vezes maior do que o normal, segundo a agência de notícias Kyodo, citando uma comissão segurança.
Primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, ordenou aos habitantes a evacuar a área num raio de 10 km ao redor da planta, devido ao risco de vazamento radioativo, segundo a agência de notícias Jiji, citando o Ministério da Indústria.
O n º 1 Fukushima planta é operada pela Tokyo Electric Power Company (TEPCO) e alimenta o poder a uma parte do capital.
Está localizado e cerca de 250 km ao norte de Tóquio.
A TV pública NHK disse que o nível de radioatividade no exterior da fábrica é de cerca de oito vezes superior ao normal, mas não é perigoso para a saúde, até o momento.
Com informações da AFP
Presidenta Dilma coloca o Brasil à disposição do governo japonês após terremoto
A presidenta Dilma Rousseff manifestou “profunda consternação” em função do terremoto e subsequente tsunami que atingiram o Japão nesta sexta-feira (11/3), informou o porta-voz da Presidência da República, Rodrigo Baena, em briefing no Palácio do Planalto.
Em nota ao primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, a presidenta informou que o governo e o povo brasileiros estão tomados por sentimentos de pesar e solidariedade e colocou o Brasil à disposição do governo do Japão, com vistas a contribuir ao apoio internacional.
Atualmente cerca de 260 mil brasileiros vivem no Japão, mas de acordo com o Itamaraty até o momento não se têm notícia de mortos ou feridos brasileiros.

Nota da Presidenta Dilma Rousseff:

Senhor Primeiro-Ministro,

Foi com profunda consternação que recebi as notícias das perdas humanas e da destruição causadas pelo forte terremoto e subsequente tsunami que atingiram o Japão, no dia 11 de março corrente.
O Governo e o Povo brasileiros são tomados hoje pelos mais sinceros sentimentos de pesar e solidariedade diante desta calamidade que atingiu o Japão, onde vivem cerca de 260 mil nacionais brasileiros.
Estou certa de que a mobilização, competência e empenho com que a nação japonesa responderá a esse desastre natural permitirão a seu país uma rápida recuperação. Ainda assim, o Brasil se coloca à disposição do Governo japonês com vistas a contribuir ao apoio internacional ao Japão.

Mais alta consideração,

Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil
BRASILEIROS NO JAPÃO - AMOR PELO BRASIL
BRASILEIROS NO JAPÃO - ORGULHO DO BRASIL

2 comentários:

Anônimo disse...

Japão sofre com esta big tragédia. Nestas horas de puro horror vivenciamos o grande valor do seu povo. Observamos que a educação e união das pessoas faz desta nação exemplo para o mundo.

Ana Maria disse...

TEMOS MUITO A APRENDER COM O JAPÃO.

ANA MARIA CASSIANO

Visitantes