Pixels ZN

Fidel Castro sobre a Crise de Alimentos no Mundo - O Brasil é a saída.

A SOLUÇÃO PARA ESSA
CRISE DE ALIMENTOS
PASSA POR COMPENSAR O BRASIL

El primer asunto a resolver por la comunidad mundial sería escoger entre alimentos y biocombustibles. Brasil, un país en desarrollo, desde luego tendría que ser compensado.
Si los millones de toneladas de soya y maíz que se invertirán en biocombustibles se destinan a la producción de alimentos, la elevación inusitada de los precios se pararía, y los científicos del mundo podrían proponer fórmulas que de alguna forma puedan detener e incluso, revertir la situación.
Se ha perdido demasiado tiempo. Es hora ya de hacer algo.
 
É hora de fazer algo

Vou te contar uma pequena história...
Quando os espanhóis "nos descobriram", há cinco séculos, a população estimada da ilha não era superior a 200 mil habitantes, que vivia em equilíbrio com a natureza. Suas principais fontes alimentares provenientes de rios, lagos e mares eram ricas em proteínas e, além disso, praticavam uma agricultura rudimentar que fornecia calorias, vitaminas, minerais e fibras.
Em algumas partes de Cuba ainda se tem o hábito de produzir "El Casabe", uma espécie de pão feito de mandioca. Certas frutas e pequenos animais silvestres completam a dieta. Também produzem uma bebida com os produtos fermentados e se unem a cultura mundial no hábito nada saudável de fumar.
A população atual de Cuba é, provavelmente, 60 vezes daquela época, apesar de o espanhol ao mesmo tempo ter se misturado com o povo indígena e quase o exterminado no trabalho semi-escravo no campo e na procura por ouro nas areias dos rios.

A população indígena foi substituída pela importação de africanos capturados e escravizados pela força, uma prática cruel que se aplicou durante séculos.

Levados por essa historia e de grande importância para a nossa existência, foram estabelecidos os nossos hábitos alimentares. Tornamo-nos consumidores de carne de porco, carne bovina, ovina, leite, queijo e outros derivados, trigo, aveia, cevada, arroz, grão de bico, feijões, ervilhas e outras leguminosas de climas diferentes.
Nós tínhamos originalmente o milho e a cana de açúcar introduzida entre as plantas mais ricas em calorias.
O café foi vendido pelos conquistadores, da África, o cacau foi trazido, possivelmente, no México. Ambos, junto com o açúcar, tabaco e outros produtos tropicais, tornaram-se fontes de receitas enormes para a metrópole após a revolta de escravos no Haiti, que ocorreu no início do século XIX.
O sistema de produção escravocrata persiste, de fato, até a transferência da soberania de Cuba para os Estados Unidos pelo colonialismo espanhol que, em uma guerra sangrenta, tinha sido derrotado pelos cubanos.
Quando a revolução triunfou, em 1959, esta ilha era uma colônia ianque de verdade. Estados Unidos tinham nos enganado e desarmado nosso Exército Libertador. Ninguém podia falar de uma agricultura desenvolvida, mas em enormes plantações operado com base no trabalho braçal e animal, geralmente sem utilização de fertilizantes e máquinas. As principais usinas açucareiras eram de propriedade dos EUA. Vários delas tinham mais de cem mil hectares de terra, outras possuiam dezenas de milhares. No total, foram mais de 150 usinas de açúcar, incluindo aquelas de propriedade de cubanos, que trabalhavam menos de quatro meses por ano.
Os Estados Unidos cobraram impostos sobre o açúcar de Cuba nas duas guerras mundiais e foram premiados com a venda de ações em seus mercados. Havia cotas de importação que obrigavam compromissos comerciais e limitavam nossa produção agrícola, mesmo em se tratando de açúcar produzido em grande parte, por americanos. Outros ramos importantes da economia, tais como portos e refinarias de petróleo eram de propriedade dos EUA. E muitas outras empresas de eram de propriedade dos grandes bancos como: instalações industriais, minas, portos, linhas marítimas e ferroviárias, bem como serviços públicos essenciais, tais como energia elétrica e telefone.

Para aqueles que querem ir adiante há muito mais...
Embora as necessidades de produção de arroz, milho, óleo, grãos e outros alimentos sejam importantes, os EUA impuseram limites a tudo que pudesse competir com sua própria produção nacional, incluindo a beterraba subsidiada.
É claro que, em termos de produção de alimentos é um fato que, dentro dos limites geográficos de um país desprovido, de pequeno porte, tropical, chuvoso e exposto a ciclones, deficiente em máquinas, sistemas, barragens, irrigação e bons equipamentos, Cuba não poderia mesmo ter recursos e não foi capaz de competir com a produção mecanizada de soja, girassol, milho, feijão e arroz de os EUA. Alguns deles, como trigo e cevada não poderiam ser produzidos no nosso país.
Também é verdade que a Revolução Cubana não dispôs um minuto de paz. A Reforma Agrária foi decretada somente no quinto mês da Revolução. Houve sabotagem do programa com incêndios, obstruções e uso de produtos químicos prejudiciais ao solo com perdas significativas para o país debutante. Diversas pragas passaram a destruir produções vitais e prejudicar até mesmo a saúde humana.
Contudo, subestimar o nosso povo e sua determinação para lutar por seus direitos e sua independência foi um grave erro.
É claro que nenhum de nós tinha, até então, a experiência que adquirimos depois de muitos anos e, por isso começamos apenas com idéias e uma concepção revolucionária. Talvez o maior erro do idealismo foi acreditar que o mundo tinha uma certa dose de justiça e respeito aos direitos das pessoas quando, na verdade, isso não existe. Todavia, desse fato não dependeu a decisão de lutar.
E a primeira tarefa que tomou conta de nosso esforço foi justamente a preparação para os combates que iríamos enfrentar.
A experiência adquirida durante a batalha heróica contra a ditadura de Batista nos ensinou que; qualquer que seja o inimigo, qualquer que seja sua força, nada pode derrotar o povo cubano.

Preparar o país para a luta se tornou o principal esforço de nosso Povo, e nos levou a episódios tão críticos, como a batalha contra a invasão mercenária, promovida pelos Estados Unidos, em abril de 1961, quando desembarcou em Giron escoltado por fuzileiros navais americanos e sob proteção da aviação Yankee.
Não é resignar-se à independência e ao exercício dos direitos de soberania de Cuba, o governo daquele país tomou a decisão de invadir o nosso território. A URSS não tinha absolutamente nada a ver com o triunfo da Revolução Cubana. Não teve caráter socialista pelo apoio da URSS, foi o oposto: O apoio Russo foi causado pela natureza socialista da Revolução Cubana. Tanto que, quando a URSS desapareceu e, apesar disso, Cuba continua Socialista.
De algum modo, a União Soviética sabia que Kennedy iria usar o mesmo método, que aplicou na Hungria, contra Cuba. E isso levou Khrushchev a cometer erros com relação à crise de Outubro, que me senti obrigado a criticar. Mas, o equivoco não foi apenas de Khrushchev, Kennedy também errou. Cuba não tinha absolutamente nada a ver com a história da Hungria e a URSS nada tinha a ver com a revolução em Cuba. Esta havia sido somente o resultado da luta de nosso povo. Khrushchev só fez o gesto de solidariedade enviando armas para Cuba somente quando fomos ameaçados de invasão mercenária organizada, treinada, armada e transportada a partir da América. Sem as armas enviadas para Cuba, nosso povo teria derrotado as forças mercenárias, pois derrotara o exército de Batista e se abastecera de todo o equipamento militar que ele tinha: 100 000 armas. Caso houvesse uma invasão direta dos Estados Unidos contra Cuba, nosso povo estaria lutando contra os seus soldados até hoje e, certamente eles teriam de lutar contra milhões de latino-americanos que nos seriam solidários. Caso nos invadissem, os Estados Unidos teriam cometido o maior erro de sua história e a União Soviética ainda poderia existir.
Horas antes da invasão, após o traiçoeiro ataque às nossas bases aéreas por aviões dos EUA, carregando insígnias cubanas, foi declarado o caráter socialista da Revolução. O povo de Cuba lutou pelo socialismo. Esta batalha que entrou para a história como a primeira vitória socialista contra o imperialismo americano.
Desde então passaram dez presidentes nos EUA, estamos no décimo primeiro, e a Revolução Socialista ainda está de pé. Ressaltando que passaram também todos os governos criminosos dos quais eles foram cúmplices, e nossa revolução ainda está de pé. A URSS desapareceu e mesmo assim se manteve viva a chama da Revolução.
Não esmorecemos nem ante a um bloqueio cruel e implacável promovido pelos americanos e nem em face de atos terroristas que feriram ou privaram a vida milhares de pessoas, realizados por autores que agora desfrutam de total impunidade nos EUA, enquanto cubanos lutadores antiterroristas são condenados à prisão nesse mesmo País. E mesmo com a Lei de Ajuste Cubano que concede entrada, residência e emprego para aquele que aporte os pés nos Estados Unidos. Cuba é o único país cujos cidadãos recebem tal privilégio. Os Americanos recusam ajuda aos Haitianos, após o terremoto que matou mais de 300 000 pessoas, e ao resto dos cidadãos do hemisfério, aos quais a regra, ao contrario, procura sempre extraditá-los para sempre do solo americano. No entanto, a Revolução Cubana continua.
Cuba é o único país no mundo que não pode ser visitado por cidadãos dos EUA, mas Cuba permanece aqui, a apenas 90 quilômetros desse País, onde travou sua luta heróica.

Revolucionários cubanos cometeram erros e continuam a cometer, mas nunca cometam o erro de serem traidores!
Nós nunca escolhemos a ilegalidade, mentira, demagogia, a enganação do povo, a simulação, a hipocrisia, o suborno, oportunismo, a falta total de ética, o abuso de poder, incluindo assassinato e tortura, ações repugnantes que tem caracterizado o comportamento dos presidentes dos EUA.
Neste momento a humanidade está enfrentando problemas graves e sem precedentes. O pior é que as soluções dependem em grande medida dos países mais ricos e desenvolvidos. E eles vivem uma situação que realmente não serão capazes de enfrentar sem derrubar o mundo que criaram tentando suprir a seus interesses egoístas , e que os conduziu inevitavelmente ao desastre.
Isso está para além das guerras, os riscos e as conseqüências foram alertados por sábios brilhantes, incluindo muitos americanos.
Refiro-me à Crise de Alimentos causada por eventos econômicos e mudanças climáticas que, aparentemente são irreversíveis, resultado da ação humana que, por ironia tem também a obrigação de encaminhar com urgência a solução para esse assunto.
Durante anos, parece-me, foi realmente perda de tempos falar sobre o assunto, contudo, o maior emissor de gases do efeito estufa no mundo, os Estados Unidos, tem falhado constantemente ao não levar em conta a opinião pública mundial. Deixado de lado o protocolo e outros habituais disparates habituais nos homens que comandam as sociedades de consumo, e que no seu acesso ao poder  com freqüência se orientam sobre influência da mídia de massa, a realidade é que nenhuma deram ao atenção ao assunto. Um homem embriagado, cujos problemas eram conhecidos e eu não preciso nomear, impôs sua linha de pensamento para a comunidade internacional.
Os problemas têm tomado forma, agora, de repente, através de eventos que se repetem em todos os continentes: calor, incêndios florestais, quebra de safra na Rússia, com muitas vítimas, a mudança climática na China, as fortes chuvas e as secas, as perdas das reservas de água do Himalaia, ameaçando a Índia, China, Paquistão e outros países, excesso de chuvas na Austrália, que inundou quase um milhão de quilômetros quadrados, o frio incomum, pressões extemporâneas na Europa com efeito significativo sobre a agricultura; secas no Canadá provocando onda incomum de frio neste país e nas chuvas Estados Unidos e também sem precedentes na Colômbia, afetando milhões de hectares de terra arável. Nunca vi chuvas na Venezuela. Catástrofes. Excesso de chuvas nas principais cidades do Brasil e seca no Sul . Não há praticamente nenhuma região do mundo onde tais acontecimentos não tenham ocorrido.
A produção de trigo, soja, arroz, milho, e vários outros cereais e leguminosas, que formam a base alimentar do mundo, cuja população representa hoje, segundo estimativas cerca de 6, 9 Bilhões de habitantes e é número próximo do sem precedentes 7 bilhões. E também é onde mais de um bilhão sofrem de fome e desnutrição, seriamente afetados pela mudança climática, criando um grave problema para o mundo. Quando as reservas não se recuperam completamente, ou apenas em parte, e o solo não se presta mais para alguns itens, é uma perigosa ameaça que segue a criando problemas e instabilidade em muitos Estados.


Mais de 80 países, todos os do Terceiro Mundo, já com dificuldades reais, são ameaçadas pela fome real.

Cito estas declarações e relatórios, de forma muito sintética, que foram publicadas nos últimos dias:

A ONU adverte sobre risco de outra crise de alimentos.
11 jan 2011 (AFP)

Nós estamos enfrentando uma situação tensa ...
A FAO concordou: Cerca de 80 países enfrentam déficit de alimentos ...
Os preços globais dos produtos agrícolas básicos (cereais, carne, açúcar, sementes oleaginosas, laticínios) estão atualmente em seu nível mais alto desde que a FAO começou a desenvolver este índice, há 20 anos.
Nações Unidas, Jan (IPS)

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), sediada em Roma, alertou na semana passada que os preços mundiais de arroz, trigo, açúcar, cevada e carne gravado [...] aumentos significativos em 2011 ... 

PARIS, 10 de janeiro (Reuters) - O presidente francês, Nicolas Sarkozy, trará a Washington esta semana sua campanha para lidar com a alta dos preços globais de alimentos ...

Basiléia (Suíça), 10 jan (EFE) .- O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean Claude Trichet, porta-voz dos governadores dos bancos centrais do Grupo dos 10 (G-10), advertiu hoje o aumento acentuado dos preços dos alimentos ea ameaça de inflação nas economias emergentes.

"Banco Mundial medo de uma crise nos preços dos alimentos, 15 jan - BBC

Presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, disse à BBC que a crise seria mais profunda do que em 2008.
CIDADE DO MÉXICO, 7 de janeiro (Reuters)

A taxa anual de inflação de alimentos no México triplicou em novembro em comparação com os dois meses mais cedo ...
Washington, 18 jan (EFE)

As alterações climáticas irão exacerbar a escassez de alimentos, de acordo com um estudo

Há mais de 20 anos os cientistas advertiram sobre o impacto da mudança climática, mas nada muda além do aumento das emissões que causam o aquecimento global", disse Liliana Hisas Efe, o diretor-executivo da filial dos EUA esta organização

"Osvaldo Canziani, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2007 e assessor científico do relatório, disse que" todos os eventos do World Recordes e condições meteorológicas extremas, e os aumentos na temperatura média da superfície irá agravar a intensidade desses episódios ' .

(Reuters) em janeiro A Argélia compra de trigo para evitar escassez e tumultos.

A agência estatal de grãos Argélia comprou cerca de 1 milhão de toneladas de trigo nas últimas duas semanas, para evitar a escassez em caso de perturbações, uma fonte disse à Reuters que o Ministério da Agricultura.


(Reuters) 18 de janeiro de Chicago Trigo sobe forte após a compra da Argélia. "


The Economist, 18 de janeiro, 2011
Atenção global aos preços dos alimentos
As principais causas são as inundações e as secas causadas pelas alterações climáticas, usar alimentos para produzir biocombustíveis ea especulação dos preços dos commodities .

Os problemas são dramaticamente sérios. Mas nem tudo está perdido.

A produção atual estimada de trigo chegaram a quase 650 milhões de toneladas.
O milho poderá exceder essa quantia, e está perto de 770 milhões de toneladas.
A soja poderia aproximar-se 260 milhões, dos quais, entre os dois maiores produtores, 92 nos Estados Unidos e no Brasil estima-se 77 milhões. .
Os dados disponíveis gramíneas e leguminosas em 2011 já são largamente difundidos.

A primeira questão a ser resolvida pela comunidade mundial seria escolher entre alimentos e biocombustíveis e, o Brasil, um país em desenvolvimento, deve naturalmente ser indenizado.

Se as incaculáveis toneladas de soja e milho usadas para ser converterem em biocombustível fossem destinados à produção de alimentos, haveria aumento sem precedentes da oferta e os preços iriam parar de subir até que os cientistas do mundo pudessem propor formas melhorar e até reverter essa situação de crise.

Já perdemos muito tempo.
É hora de fazer alguma coisa!

Razão e Feijão
Documentário produzido pela Videoideia para o Projeto Quintas Urbanas da UnB.

Uma reflexão sobre segurança alimentar e reforma agrária, e seus impactos no campo e na cidade, analisando a situação do Distrito Federal e Entorno.

Um comentário:

Anônimo disse...

hasta siempre!

Visitantes