Pixels ZN

Celso Amorim - Um Tratado sobre como romper as Barreiras da Inveja e do Preconceito

Discurso do Ministro Celso Amorim
Abertura da Global South-South Development Expo 2010
(Genebra, 22/11/2010) Sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT)
São somente nossos preconceitos
que nos fazem ver tudo errado
Embaixador Juan Somavia, director-geral da OIT
A presidente Michelle Bachelet, líder latino-americano grande de quem estamos muito orgulhosos e Diretor da ONU a Mulher; Yiping Zhou, diretor da Unidade Especial de Cooperação Sul-Sul; Sr. Fransman Marius, Vice-Ministro da África do Sul.
Primeiro de tudo, Juan, deixe-me dizer que eu realmente me sinto em casa aqui. Aqui, eu era capaz de expor algumas idéias, para lutar algumas batalhas, normalmente a favor da cooperação em geral, mas também da cooperação Sul-Sul e em favor da solidariedade e da tolerância, que eu acho que são valores muito importantes que devemos ter em mente.
Se me permite, uma vez que esta é provavelmente a minha despedida - pelo menos nesta fase - a partir das definições de Genebra, e não poderia haver cenário mais apropriado do que a OIT, deixe-me apenas falar para vocês que no meu escritório, se você me permitir ser um pouco pessoal, no meu escritório há um grande mapa. Na verdade, é uma trama baseada em um mapa do século 16 em que o que é o Norte está na parte inferior do mapa e que está ao sul está no topo do mapa. E a maioria dos meus visitantes que vêm lá perguntar porque é que este mapa invertido? Por que é errado? E eu digo: "bem, não é necessariamente errado É somente nossos preconceitos que fazem tudo errado.". Quero dizer, não havia ninguém de Marte ou da Lua que vemos o mundo como sendo, necessariamente, o norte na parte superior e sendo o sul na parte inferior. Isto é puramente preconceito. Eu acabei de mencionar isso, porque, provavelmente, como em relação a tantas outras coisas, em relação à cooperação Sul-Sul - e eu estou vendo o Sr. Martin Khor aqui que é um lutador muito forte para a cooperação Sul-Sul por um longo tempo, entre outros amigos -, eu penso em tantas outras coisas, a coisa mais difícil é quebrar barreiras mentais. E isso é verdade, também, em relação à cooperação Sul-Sul.
Eu me lembro - Alberto Dumont está aqui e eu não sei se aconteceu a mesma coisa na Argentina -, mas eu me lembro quando, talvez 20, 25 anos atrás, começamos os primeiros passos para o Mercosul, muitas pessoas no Brasil, inclusive, eu d dizer, pessoas ilustres diria: ". por que você está perdendo seu tempo com os países pobres Você deve estar lidando com os Estados Unidos ou com a Europa que vai a Argentina eo Brasil fazem juntos?" Quero dizer, você acaba de entrar na pobreza dos dois países. Bem, este foi o embrião do Mercosul - que temos o prazer ea honra de ter o Chile como associado, que tem crescido em UNASUL de certa forma, presidida por algum tempo por Madame Bachelet - e ninguém questiona a importância do MERCOSUL ou UNASUL hoje. Na verdade, quando estávamos criando UNASUL, muitos críticos no Brasil até me perguntou: "Por que vocês se preocupam tanto com a América do Sul?" E eu disse: "bem, eu me preocupo com a América do Sul, porque eu vivo aqui Se eu morasse na Europa eu me preocuparia com a Europa, mas eu moro aqui Então eu tenho que preocupar-se com a América do Sul e ver se ele está certo e ver se... as coisas estão bem. " Então, levou, talvez, um longo tempo para que as pessoas se acostumem e talvez infelizmente - digo infelizmente porque ele ainda mostra que ainda temos uma mentalidade muito forte colonial - levou um convite do Presidente Obama para ter uma reunião com Unasul para pessoas, mesmo em nosso próprio país, para ver que a UNASUL foi uma forma legítima de organização de nós mesmos, sem necessariamente confrontar outros grupos.
Então, eu mencionei a questão das barreiras mentais, porque eu acho que se você não é capaz de quebrá-los você não vai a lugar nenhum. E eu estou muito feliz por estar aqui e para falar um pouco - não muito, eu prometo - cerca de cooperação Sul-Sul. E eu estou feliz em dizer isso, porque cooperação Sul-Sul, em grande medida, tem sido um dos leitmotifs do mandato do Presidente Lula de escritório, dois mandatos. Porque nós não temos preconceito. E, claro, queremos ter boas relações com o Norte. Os Estados Unidos continuam a ser um parceiro muito forte e importante. Não é mais o mais importante. O mais importante agora é a China, o segundo é a Argentina, mas os Estados Unidos ainda têm um lugar honroso terceiro que, naturalmente, é importante para nós e tudo isso aconteceu ao mesmo tempo como nossas exportações para os Estados Unidos aumentaram. E, ao mesmo tempo que os Estados Unidos com o Brasil o maior superávit do mundo.
Assim, as relações continuam a ser fortes, continuamos a receber investimentos dos Estados Unidos, como nós recebemos da China e assim por diante, e estamos muito felizes. Mas nós tínhamos em mente esta possibilidade de quebra de barreiras mentais, e temos que quebrar barreiras mentais, mesmo em relação à nossa região, para que possamos imaginar além da nossa região, propondo uma reunião entre a América do Sul e países árabes. Mais uma vez, devo dizer, tivemos uma grande honra ver o presidente Bachelet presidente América do Sul para União Sul-americana na reunião em Doha. [A] primeira reunião teve lugar no Brasil ea segunda teve lugar em Doha. Então eu disse, talvez com alguns, como eu deveria colocá-lo, a tendência hiperbólica que eu tenho, que quando nós criamos a América do Sul-Países Árabes, que estavam de alguma forma afetam as placas tectônicas em que a geopolítica internacional se baseia.
Vou dizer-lhe apenas uma história, só para ser muito rápido em relação a isso. Quando começamos a fazer isso, lembro-me uma jovem senhora, que era um jornalista, um jornalista egípcio, que disse: "mas por que você está tentando fazer isso de cúpula entre América do Sul e os países árabes?" E eu tentei explicar todo o passado ea influência que os árabes tinham em nossos países, em todos os nossos países pelo caminho. Ela não estava totalmente convencido, mas foi ok. Então, dois anos mais tarde, tivemos a primeira reunião de cúpula, e esta mesma senhora veio até mim e disse: "Por que você não tem essa idéia de ter esta cimeira antes?"
Então, você sabe, isso mostra muito claramente que as maiores barreiras que temos para superar as barreiras mentais. E aconteceu a mesma coisa em relação à África. Assim, todos, quando o presidente Lula começou sua visita à África, novamente, a mesma questão que foi colocada, é claro em um nível diferente, sobre a integração sul-americana, ele foi colocado de novo: "mas porque é o presidente Lula perder seu tempo com África? Ele deveria ir para Washington ou Bruxelas ou Paris ". Claro, ele iria, e ele o fez ir, também em Washington DC, Bruxelas e Paris, mas ele também foi para a África muitas vezes. E hoje em dia, e pode ser, e devo dizer, Sr. Yiping, tomou a visita de Hu Jintao a África, para que as pessoas dizem "por que não o presidente Lula ir mais vezes para a África?" Mas era uma coisa difícil. Atualmente, a África, se você pegar a África como um único país, e eu admito que é uma maneira artificial de colocá-lo, mas ele seria o nosso quarto parceiro comercial. Depois da Argentina, China e Estados Unidos. Bem, a Argentina depende de exportações e importações; talvez fosse a China, Estados Unidos e Argentina. De qualquer forma, e então seria a África. Novamente, ele está quebrando barreiras, por que eu estou dizendo isso? Eu não acho que cooperação Sul-Sul deve ser o gelo de um bolo vazio. Cooperação Sul-Sul é parte de uma atitude, uma atitude geral de que tem a ver com o comércio, com investimento e com a política. E como eu disse, e que estão dizendo que algumas vezes, para não enfrentar o norte, ou a não ignorar o Norte.
Eu acho que o presidente Somavia se expressou muito bem colocando que estamos todos no mesmo barco. E, claro, os Estados Unidos, Europa e Japão continuam a ser de extrema importância para nós. Mas foi, creio eu, graças à possibilidade de o nosso melhor coordenação. Leve o campo de comércio, por exemplo, a coordenação que nós começamos na OMC G-20 que nos fez mais respeitada. E o que mudou, quer dizer, para quem conhece a OMC, que mudou para sempre, para sempre - eu sou capaz de dizer essas coisas, talvez não haverá outras mudanças no futuro - mas ele mudou para sempre o padrão das negociações na OMC .
Quer dizer, eu sou um veterano nestas coisas, eu não digo isso com orgulho, necessariamente. Mas eu sou um veterano nestas coisas. Eu me lembro quando havia reuniões do Quad, e foi o Quad Estados Unidos, União Européia, Canadá e Japão. E então, durante essas rodadas, o que infelizmente não conseguimos concluir ainda - mas ainda tenho esperanças de que seremos capazes de concluir em algum ponto, e estou dizendo que nós, de um modo geral, no sentido da humanidade -, quando as pessoas diziam por uma vez G-4, que será o equivalente ao Quad, que era dos Estados Unidos, União Européia, Brasil e Índia. Mas Brasil e Índia representam em grande parte do G-20 e outros países em desenvolvimento.
Então, essas são as mudanças do mar, devido à Cooperação Sul-Sul. Então, eu digo isso porque, é claro, eu concordo com o Sr. yipping que devemos lutar por soluções, soluções, soluções. Mas, soluções, as soluções não podem ser procurados, [ou] ser visto apenas no nível micro, eles têm que ser atendidos no nível mais amplo, no quadro geral, e nós temos que ser feliz por ser ditado por uma atitude em que Nós respeitamos a nós mesmos e, portanto, como o presidente Lula gosta de dizer, tornar-se também respeitado pelos outros.
Bem, eu tenho certeza que haverá muitos seminários e fóruns em que o nosso povo, bem como pessoas de outros países, será que citam projectos concretos. Estamos muito orgulhosos de nossos projetos com o IBAS. IBAS em si foi mais uma vez algum tipo de pensamento revolucionário, porque o que trouxeram os países do IBAS juntos? Bem, estes três grandes democracias, não os únicos, mas três grandes democracias, que são sociedades multiculturais, multiétnicas, orgulho de ser multi-étnica, que vivem em três continentes diferentes. Isso foi uma coisa importante ea partir daí nós desenvolvemos projetos no Haiti, Guiné Bissau e muitos outros.
Quando se trata de nossa própria cooperação, eu não quero te dar números ou descrever em pormenor, porque eu acho que isso seria muito chato, mas deixe-me mencionar dois projetos, além de tantos outros. Uma delas é a fazenda de algodão que estamos ajudando no Mali e no outro é a unidade do medicamento retroviral em Moçambique. Por que eu menciono estes dois? Como o projeto do Mali está ligada não só para melhorar a qualidade do algodão produzido não só no Mali, mas nos quatro países do algodão chamados quatro, que são países muito pobres e eu visitamos eles e eu estive lá, projeto não só para isso, mas também do projeto que está tentando, no sentido de ajuda ao comércio, que as pessoas falam tanto sobre isso na OMC, para enfrentar uma das maiores injustiças, que é a presença de fortes subsídios nos países ricos .
Porque, muitas vezes, o que acontece com a colaboração que recebemos do norte é que eles dão com uma mão e tirar com a outra mão. O que estamos tentando fazer aqui é o oposto. Estamos a tentar lutar por nossos direitos na OMC, ao mesmo tempo que permite aos países mais pobres, por exemplo, os países da C-4, para produzir algo que possa ser vendido no mercado mundial e que é essencial para sua própria sobrevivência. E o mesmo vai para Moçambique. Em Moçambique, estamos abrindo agora - e isso é muito difícil, porque nós temos que lutar com a nossa própria burocracia, com sua própria burocracia, com a burocracia internacional, com todo o tipo de pressão que existe também - estamos a estabelecer uma fábrica de anti- retrovirais, um anti-retrovirais genéricos, mais uma vez, é uma forma de mostrar que não estamos apenas lutando pelos direitos em abstracto que nunca irá exercer, como poderia ser o caso, mas quando você luta para ter o direito de colocar vida antes da cobiça na questão das patentes e medicamentos. Estamos também tentando produzi-los e ajudar as pessoas para ser capaz de salvar a vida de crianças e mulheres e assim por diante.
Eu gostaria de mencionar um terceiro projeto, se eu puder, e então eu vou terminar, porque eu tenho falado muito. Uma semana atrás, eu fui para a República Democrática do Congo, porque nós fizemos uma pequena contribuição, mas é grande para o Brasil, um milhão de dólares para o projeto de violência, especialmente a violência sexual contra as mulheres, em situação de conflito armado. E por que digo isso? Porque todos vocês aqui, eu também, no passado ter estado lá, todos nós somos membros, ou de vez em quando, somos membros do Conselho de Direitos Humanos e de todos nós lutar por direitos humanos. O nosso embaixador aqui, Senhora Farani Azevêdo, agora é um facilitador de algumas negociações. Mas sabemos que, muitas vezes, no Conselho de Direitos Humanos, as pessoas não estão realmente tentando melhorar a situação real das pessoas no terreno. Eles só estão tentando ter um diploma para colocar atrás de suas mesas, como o meu mapa, para tê-lo atrás da sua secretária a dizer: "Eu condeno tal e tal país". Mas você ver se a situação no país melhorou? Você quis ver se o povo miserável no Haiti tem uma vida melhor? Você quis ver se as mulheres que foram violadas durante o conflito civil no Congo estão sendo tratados? Estes são os problemas reais. Eu não estou dizendo que de vez em quando não devemos condenar ou criticar alguém, porque isso também é um incentivo para melhorar, mas a coisa mais importação é estabelecer um diálogo e de ter ações concretas no campo que certamente melhorar a vida das pessoas.
Como comentário final, eu sempre tive uma dificuldade muito grande com estas nomenclaturas em cooperação internacional, essa idéia de doadores e receptores, em que os doadores dão, incluindo não somente dinheiro, mas eles também dão ordens, e os destinatários recebem algum dinheiro e um monte de encomendas. Acho que não deve ser doadores e receptores, devemos ser parceiros, somos parceiros de luta pela melhoria do mundo. Porque do jeito que a situação vai na República Democrática do Congo ou no Haiti, de uma forma ou de outra, vai nos afetar. Portanto, estamos comprando nossa própria paz de espírito, a nossa própria certeza de que nenhuma epidemia de cólera se espalhou por todo o continente, e que nenhum conflito fará à nossa fronteira. Portanto, esta é a nossa forma de tentar ver e esta é a maneira como o presidente Lula tenta implementar e muito obrigado mais uma vez, Juan Somavia, para trazer-nos juntos.
Obrigado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Good point, though sometimes it's hard to arrive to definite conclusions

Anônimo disse...

Good evening

Great share, thanks for your time

Visitantes