Pixels ZN

A HORA E A VEZ DOS JOVENS


Presidente Lula convoca 2ª Conferência Nacional de Juventude


O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou nesta quinta-feira (12/8) o decreto de convocação da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, que será presidida e coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República.
A Conferência será realizada entre os dias 8 e 11 de setembro de 2011, em Brasília, precedida de etapas estaduais, municipais e regionais realizadas a partir de janeiro.
Durante o encontro serão discutidas as prioridades do Plano Nacional de Juventude para o período 2011-2015, além dos temas: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude.
Conferência Nacional de Juventude - A 1ª Conferência Nacional de Juventude foi realizada de 27 a 30 de abril de 2008. Lançada oficialmente em setembro de 2007 pelo presidente Lula, tem como proposta viabilizar o diálogo entre a sociedade civil, especialmente os jovens, e os poderes públicos, a fim de identificar e apresentar soluções para os principais problemas que envolvem esse segmento da sociedade.


Mais informações
Assessoria de Imprensa
Secretaria-Geral da PR (61) 3411-1407





 Ano Internacional da Juventude

O Ano Internacional da Juventude foi lançado nesse mes na Assembleia Geral da ONU com um eclético evento que inclui palestras, apresentações musicais, vídeos e poesia. O Secretário-Geral, Ban Ki-moon, participa da cerimônia de lançamento do Ano que começa no dia 12 de agosto de 2010 e acaba em 11 de agosto 2011, sob o tema Diálogo e Entendimento Mútuo. A iniciativa tem por objetivo promover os ideais da paz, do respeito pelos direitos humanos e solidariedade entre gerações, culturas, religiões e civilizações.

ano internacional da juventudeEm sua mensagem, o Secretário-Geral disse que “em um mundo em que os diferentes povos e tradições estão cada vez mais próximos, com contatos cada vez mais frequentes, é crucial que os jovens aprendam a ouvir atentamente, interajam com os outros, aceitem opiniões divergentes e sejam capazes de resolver conflitos”. Ele também pediu para reforçar os esforços “para incluir os jovens nas políticas, programas e processos de decisão que beneficiam o seu futuro e nosso”.


O Subsecretário-Geral para Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, Sha Zukang, vai entregar uma declaração sobre os compromissos do Sistema das Nações Unidas através da Rede Interagencial da ONU para o Desenvolvimento da Juventude. Por sua vez, a Diretora-Executiva do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Thoraya Obaid, vai entregar uma declaração conjunta dos chefes dos organismos das Nações Unidas que demonstra o apoio do Sistema ONU para resolver os problemas da juventude. Na ocasião, a Diretora do Escritório em Nova York da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Jane Stewart, lançará a publicação “Tendências Mundiais do Emprego para a Juventude.”



Desafios e oportunidades

Há mais de 1,2 bilhão de pessoas com idades entre 15 e 24 anos no mundo, representando cerca de 18 % da população mundial. O Ano Internacional da Juventude apresenta uma oportunidade para destacar as contribuições que os jovens estão fazendo para a sociedade e para promover sua participação plena e efetiva.

Os países em desenvolvimento são o lar de 87% dos jovens que enfrentam dificuldades, como acesso limitado a recursos, saúde, educação, formação, emprego e oportunidades econômicas.

Em um momento em que o mundo enfrenta múltiplas crises que muitas vezes se sobrepõem, investir e estabelecer parcerias com a juventude é fundamental para encontrar soluções sustentáveis. Ao adotar a resolução 64/134 proclamando o Ano, os Estados-Membros da ONU confirmaram a importância que a comunidade internacional dá à integração das questões relacionadas com a juventude nas agendas de desenvolvimento global, regional e nacional. Para orientar os seus esforços durante o ano, a ONU está se concentrando em três grandes objetivos: (1) aumentar o investimento na juventude, (2) aumentar a participação dos jovens e suas parcerias com eles e (3) aumentar a compreensão intercultural entre os jovens.


A ONU e os jovens
Em 1985, a ONU comemorou o primeiro Ano Internacional da Juventude. Em seu décimo aniversário, a Assembleia Geral aprovou o Programa Mundial de Ação para a Juventude, com a criação de um quadro de políticas e diretrizes para a ação nacional e apoio internacional para melhorar a situação dos jovens. Hoje, o Programa Mundial de Ação para a Juventude desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da juventude. Centra-se no reforço das capacidades nacionais da juventude e no aumento da qualidade e quantidade de oportunidades de participação disponíveis para eles.

O Programa das Nações Unidas para a Juventude, do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (DESA), serve como ponto focal das Nações Unidas para a juventude. Ele realiza uma série de atividades para promover o desenvolvimento da juventude, incluindo o aumento da eficácia do trabalho da Organização no desenvolvimento dos jovens através do reforço da colaboração e intercâmbio entre as entidades das Nações Unidas através da Rede Interagencial da ONU para o Desenvolvimento da Juventude.

Fonte: Centro de Informação das Nações Unidas – UNIC Rio

MAGUI ASSUME O CONSELHO TUTELAR SANTANA/TUCURUVI/MANDAQUI



 Agnaldo Andriolo - Magui
Nesse mês de Agosto as Crianças e Adolescentes da Zona Norte ganharam mais um importante aliado; o Companheiro Magui.
style="color: blue;">
Morador antigo na região de Santana. Desenvolve atividades sócio-culturais e esportivas como forma de inclusão social da Juventude. Integrado ao Conselho Tutelar reconhece não ser suficiente apenas o atendimento pontual de demandas particulares de violência, prostituição ou mesmo de exclusão social contra crianças e adolescentes, ele pretende desenvolver uma luta mais ampla pelo estabelecimento de Políticas Públicas que visam prevenir e dar respostas globais para estes problemas sociais. 
DESEJAMOS SUCESSO AO COMPANHEIRO E FELICIDADE PARA AS CRIANÇAS QUE SÃO A FORÇA QUE O MOVE NA LUTA.

Nenhum comentário:

Visitantes