Pixels ZN

EDUCADORES CONSTROEM PLANO DE GOVERNO DE MERCADANTE


Mais de  mil educadores  estiveram presentes no seminário organizado pelo PT- SP discutindo o programa da Educação para o estado de São Paulo  com o Mercadante. Na mesa estiveram Mario Sérgio Cortela, Ministro Fernando Haddad, Netinho  entre outros, além de  representantes de entidades sindicais  de educadores e  de alunos.



Na parte da  manhã foram apresentadas as   idéias e propostas pelos membros da mesa, em particular, pelo filósofo Mario Sérgio Cortela e pelo nosso candidato a governador Aloísio  Mercadante. À tarde os participantes se dividiram pelos  grupos temáticos e esmiuçaram as várias propostas para a Educação. Todas as sugestões apresentadas foram encaminhadas à comissão sistematizadora que organizará e apresentará até o final do mês de agosto o programa para a educação.

Investir em pré-escola para evitar o "Pedagocídio"
O tema é espinhoso. Difícil. Mas discutir Educação, principalmente em São Paulo, é obrigação. Mais do que isso. Resolver seus problemas – que são crônicos – se faz necessário para que o estado não perca o bonde do futuro. Aloízio Mercadante participou de um ciclo de seminários em que discutiu e ouviu sobre os principais temas do seu programa de governo. O último seminário foi sobre Educação, num evento realizado neste sábado (7/08), na capital, com as presenças do ministro da Educação Fernando Haddad, e do filósofo Mário Sérgio Cortella, professor da PUC-SP. Na plateia, de diversas regiões, havia profissionais de ensino, representantes de grupos estudantis e professores.
Nada de abraçar o mundo. Mercadante disse que é preciso dividir com as prefeituras a tarefa de educar as crianças. “Não adianta ter um governo que só cuida da educação estadual. Ele precisa fazer parcerias com os municípios, pois existem prefeitos dedicados que priorizam a sala de aula.” O candidato ao governo do estado sugere que seja criada uma rede educadora que envolva as esferas de governo federal, estadual e municipal. Integração. Falar a mesma língua. Algo fundamental para começar uma revolução no ensino público de São Paulo. “Se investirmos mais em pré-escolas vamos ter um ensino de muito mais qualidade no Brasil”. Investir no aluno de pré-escola é construir a base educacional daquele que será o futuro cidadão, profissional, pai, mãe etc. 
Pedagocídio

 O professor Mário Sergio Cortella criticou os rumos da educação no estado de São Paulo, definindo como “pedagocídio” o que acontece nas escolas paulistas. Porque é isso o que acontece quando o aluno termina o ensino médio e mal sabe ler, muito menos compreender um texto. 
Inclusão Digital
Mercadante afirma que o grande instrumento de modernização da escola é o acesso à internet. “hoje nós temos 11 milhões e meio de jovens que estão nas redes sociais usando lan houses para se comunicar. Nós temos que trazer essa realidade para a sala de aula”. O candidato do PT pretende distribuir computadores portáteis para os professores elaborarem melhor as aulas. 
Mestre Aloizio Mercadante
 Não custa lembrar que Aloizio Mercadante é um Educador, formado em Economia pela USP, e Mestre pela UNICAMP. E é professor licenciado na PUC-SP e na UNICAMP.
Mercadante se comprometeu a acabar com a "empurração automática, fazer junto com as entidades um plano de carreira que atenda às necessidades dos professores, acabar com a prova dos OFAs e fazer concurso público anualmente.
Seu primeiro ato na educação será a valorização salarial do professor


A APEOESP NORTE 
esteve presente no encontro.
Colaboraram com o Bolg da ZN: 
Nilceia Vitorino - APEOESP
Maria Filomena (Filó) - PT Santana

Nenhum comentário:

Visitantes