Pixels ZN

KASSAB - O ATAQUE A CULTURA - CICAS NA MIRA DA HIGIENIZAÇÃO

A PRESSÃO DA COMUNIDADE MUDOU O RUMO DA SITUAÇÃO

CQC APARECE NO ÚLTIMO CAPITULO PARA ANGARIAR OS LOUROS DE UMA LUTA DA QUAL NÃO FEZ PARTE E DE QUEBRA FAZ PROPAGANDA DA PREFEITURA PARA AJUDAR NA CAMPANHA DO ZÉ PEDÁGIO



Não se iludam, se a situação já não estivesse encaminhada eles não apareceriam. A coincidencia de fazer a Materia durante as féria do Subprefeito é emblematica.
CICAS
CENTRO INDEPENDENTE
DE CULTURA ALTERNATIVA E SOCIAL 



 Um Centro Comunitário abandonado há anos pelo descaso social e político interessou ao grupo de jovens artistas, que buscava espaço para desenvolver e apresentar seus trabalhos. Eles recuperaram o local transformando-o num Centro Cultural e proporcionando acesso a arte alternativa, em seus mais diversos formatos e optando por apresentar todas atividade gratuitamente para a comunidade e convidados.
O Grupo enfrentou uma serie de desafios para consolidar respeito e notoriedade para o projeto, principalmente na própria comunidade, tendo que enfrentar desde o vandalismo, que por anos consumiu o espaço, até problemas mais sérios, como invasões, ameaças, roubos e o uso indiscriminado de drogas e prostituição, que se escondiam nas sombras do maior Terminal de Cargas da América Latina, o terminal Fernão Dias.
Sem influencias políticas ou religiosas, sem apoio financeiro governamental e privado, as propostas foram tomando forma conforme as necessidades da comunidade e a atitude voluntária dos artistas que desenvolviam no espaço, ações desde a conscientização ambiental, reciclagem, capoeira, musica, literatura, teatro, entre outras atividades culturais, até ações sociais como almoço comunitário gratuito e campanhas solidárias da visão e palestras educativas.
Com o passar do tempo, o grupo se solidificou e em parceria com outras iniciativas de comum objetivo, o CICAS através da troca artística de experiências, está hoje mapeado entre as principais ações independentes da cidade de São Paulo e abre espaço para: Biblioteca de Leitura, Studio de ensaio e gravação de Bandas, palco para festivais musicais e teatrais, atividades ambientais e recreativas, capoeira para todas as idades, aulas de Inglês e Teatro para adultos, oficinas culturais e educativas para crianças.
A cada mês a programação recebe atividades variadas, e simultaneamente o espaço é ocupado por cores em ataques de grafitte, exposições de artes plásticas, saraus, debates nos mais variados temas, work shops com artistas convidados, apresentações e intervenções teatrais e circenses, cinema com pipoca grátis, cuidados e contatos com a Terra, etc...
Em 2008 teve um projeto aprovado pelo VAI - Programa da Prefeitura Municipal de São Paulo e, com os recursos obtidos, construiram um estúdio profissional onde é possível fazer gravações de CDS gratuitamente, oferecendo a comunidade do Jardim Julieta algum tipo de atividade cultural.
Em 2009 o CICAS foi parceiro da Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas, recebendo na praça Carlos Kozerits uma apresentação dessa importante ação da cidade que tem o apoio da Prefeitura.
Desde 2009 o  Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo é um parceiro do  Cicas, promovendo atividades através da lei de fomento ao teatro para a cidade de São Paulo   tanto no galpão do Cicas como na praça Carlos Kozeritz. Assim como nós outros coletivos lutam para manter uma progrmação cultural de qualidade e gratuita à comunidade. 
  
AMEAÇA DE DERRUBADA DO CICAS PELA SUBPREFEITURA DA VILA MARIA


           O Cicas está sendo ameaçado de ser derrubado em prol da "revitalização da praça" em que está situado. Em busca de informações sobre os boatos da "derrubada" do galpão, um dos integrantes do Cicas foi à subprefeitura no dia 10/06/2010 e foi informado pelo chefe de gabinete que no dia seguinte teriam que desocupar o galpão e que no dia 14/06/2010 o mesmo será demolido. A subprefeitura alega que não tem conhecimento das atividades que acontecem no local. MENTIRA. Eles não só tem conhecimento como são parceiros de uma ação que acontecerá no dia 12/06/2010 no galpão do Cicas: " A semana do meio ambiente". Frente a essa colocação e a apresentação de vários documentos que comprovam as atividades realizadas, o chefe de gabinete empenhou sua palavra de que no dia seguinte, dia 11/06/2010, seria enviado um engenheiroapra avaliar o local e pensar na possibilidade da integração do galpão as obras.
Porém, quem apareceu não foi o engenheiro. A subprefeitua enviou a polícia que tirou os artistas presentes a força bem como todos os seus pertences e equipamentos do local.  


O DESPEJO SEM ORDEM
NA ÚLTIMASEXTA-FEIRA, 11/06/2010, DURANTE PLENA ATIVIDADE, AS PESSOAS QUE SE ENCONTRAVAM NO CICAS E TODOS OS MÓVEIS E EQUIPAMENTOS DO ESPAÇO FORAM REMOVIDOS A FORÇA.
FORAM DESPEJADOS DO CICAS ATRAVÉS DE UMA AÇÃO INDEVIDA E VIOLENTA DA SUBPREFEITURA DE VILA MARIA/VILA GUILHERME, APOIADOS PELA POLÍCIA MILITAR E PELA POLÍCIA CIVIL METROPOLITANA, AGINDO SEM MANDADO DE DESPEJO OU QUALQUER OUTRO TIPO DE DOCUMENTO.


A DEFESA DO CICAS 

DIVERSOS GRUPOS DE ARTE E CULTURA ESTÃO SE REUNINDO EM DEFESA DESSE ESPAÇO CULTURAL

AÇÃO DE MANIFESTAÇÃO NO ENTORNO DO CICAS JUNTO A COMUNIDADE

FOTOS POR CARLOS GOMEZ
http://caroldorofoto.multiply.com/photos/album/74
 

 

MANIFESTO CICAS

QUAL É A SUA OPINIÃO?

MOVA-SE AGORA! 

APÓS MUITOS ANOS DE ABANDONO AO DESCASO, APÓS TODO O PROCESSO DE 3 ANOS DE REVITALIZAÇÃO DE UM ESPAÇO, POSSIBILITANDO A REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO DE CARÁTER DIFERENCIADO, COM CUNHOS ARTÍSTICOS, SOCIAL E AMBIENTAL, TRAZENDO UTILIDADE PÚBLICA AO LOCAL, DISPONÍVEL PARA TODA A COMUNIDADE, “FORÇAS MAIORES” QUEREM DERRUBAR O CICAS – CENTRO INDEPENDENTE DE CULTURA ALTERNATIVA E SOCIAL, EM UMA AÇÃO CAMUFLADA, ONDE TODA INFORMAÇÃO QUE POSSUÍMOS NÃO É OFICIAL, POREM O QUE PODEMOS OBSERVAR É QUE AS ATIVIDADES NÃO PARAM DE ACONTECER E MUITOS PLANOS ESTÃO SENDO FEITOS PARA O ESPAÇO, ONDE O CICAS EXISTE, E ABSOLUTAMENTE NADA NOS FOI COMUNICADO, MESMO QUANDO PROCURADOS OS SUPOSTOS “ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS”.

SIMPLESMENTE MEDIDAS DIVERSAS SÃO TOMADAS COM RELAÇÃO DIRETA COM NOSSO TRABALHO, E NEM AO MENOS UM COMUNICADO NÓS RECEBEMOS.

FICA A PERGUNTA...
PARA ONDE VÃO TODAS AS CRIANÇAS, LIVROS, BANDAS, GRUPOS, ARTISTAS, PÚBLICO, PLANTAS, ESTÚDIO, ALMOÇO COMUNITÁRIO, CAPOEIRA, CINEMA, TEATRO, DANÇA, POESIA, EXPRESSÃO, LIBERDADE?

PARA ONDE VAI TUDO ISSO?

EXERÇA SEU DIREITO DE CIDADÃO.

MOSTRE SUA OPINIÃO!
A DECISÃO TAMBÉM É SUA! 

CICAS – CENTRO INDEPENDENTE DE CULTURA ALTERNATIVA E SOCIAL
ASSOCIAÇÃO CULTURAL SINFONIA DE CÃES

http://www.projetocicas.blogspot.com/
www.sinfoniadecaes.org
projeto.cicas@gmail.com


ABAIXO ASSINADO
Fica CICAS - Assine http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6236 


CICAS
Avenida do Poeta 740 
Jd. Julieta ZONA NORTE  São Paulo  Brazil

Nenhum comentário:

Visitantes