Pixels ZN

A velhinha de Santana

Ninguém sabe como sobreviveu todo esse tempo. É um mistério absoluto. Os mais próximos dizem não haver dia nessa sua longa vida que não passasse amendrontada. Há pouco, quando um familiar saia de carro, lá vinha com suas recomendações: - Cuidado nos faróis! Existem gangs batendo na traseira dos carros e quando você desce para conferir o estrago, eles fazem o sequestro relâmpago! Deu no Jornal! O sobrinho neto chegou a se preocupar por alguns dias, depois, deixou pra lá. Deduziu que a Variant 73 não seria de interesse dos meliantes e lembrou que nem tinha conta em banco.

A velhinha é assim. Acredita em tudo que lê, ouve ou vê nos noticiários. Acredita na imparcialidade e transparência dos veículos de comunicação, até porque, justifica ela: - Alguém já viu alguma noticia sobre falcatruas da imprensa... Prova que ali só tem gente boa. Ninguém ouve nada sobre jornalistas. O único caso foi daquele que matou a namorada. Mas, foi por amor e logo ele foi solto.

Passa o dia em busca de informações. Vai atrás, garimpa. Gosta das analises, gosta dos gráficos, adora pesquisas e não dispensa assunto. Vai da Culinária ao Futebol e não abre mão da Economia. - Quem não tem informação não é ninguém! - É o seu lema. - Deu no Jornal! - É o selo indiscutível da qualidade da informação.
Tornou a comer ovo e carne vermelha. Especialistas voltaram a recomendá-los depois de muito tempo aconselhando que fossem evitados. Ainda tem dúvidas sobre o colesterol do abacate e do atum, às vezes dizem ser do ruim, outras que é do bom. Concluiu que depende da safra e aguarda as analises dos entendidos para consumi-los.
Aliás, adora essas matérias com especialistas, outro dia leu uma com um francês. Especialista em Movimentos Populares, ele dizia que os grupos das manifestações contra a globalização eram ex-comunistas desorientados. Tava lá no jornal. Um entendido falou. Quem vai discutir. O homem pesquisou e concluiu. É especialista, ora! Ainda nesse tema e tão informada sobre tudo, anda bem mais tranqüila com relação aos comunistas. Passou anos, atemorizada com a possibilidade de invadirem sua casa. Depois da queda do muro de Berlin, respirou aliviada - O COMUNISMO ACABOU - estava lá na manchete.

Os próximos serão o Fidel e a China! Pensava esperando as boas novas na edição do dia seguinte. Não entendeu bem, porque as pessoas não estavam nas ruas comemorando. Olhava para a TV. Uma multidão derrubando o muro. Olhava pela janela e nem um rojãozinho salpicando no ar. Decepcionante a falta de informação desse povo. Fosse a Copa do Mundo...

Falando em futebol. Não se conforma até hoje com o caso do Rivaldo. A mídia inteira a aplaudir, analistas na rádio e na TV exaltando o desempenho dele e lhe vem os netos dizendo que o homem não joga tudo aquilo, que é fominha. Quem são eles para falar assim do melhor do mundo. Ficou fula quando escolheram o khan como o melhor da copa. - Tinha que ser o Rivaldo!Um dia esse povo há de reconhecer o valor de Rivaldo, Cláudio Coutinho, Zagalo e Parreira... Ah! Vão ter que engolir esse desdém e comemorar a Copa de 94! A era Dunga! Pragueja esperançosa.
Outro dia correu desesperada para conferir a escolinha onde iam colocar sua bisneta. Rodou o bairro consultando e investigando como uma verdadeira profissional do jornalismo.
Até na delegacia foi em busca de dados sobre os donos. Jamais permitiria que, sob suas vistas, pessoas indecentes, como aquelas da Escola de Base, viessem a maltratar o seu anjinho. Esse caso marcou muito em sua alma. Pensa nas crianças até hoje. Não se conforma que o julgamento daqueles fascinoras ainda não tenha ocorrido. Vasculha jornais todos os dias buscando informações sobre as condenações exemplares. – Essa justiça é lenta mesmo! Vaticina desconsolada.
Atualmente anda meio desorientada. Para dizer a verdade, já ha algum tempo tem achado meio estranho o andamento das coisas.
Mais precisamente, desde quando o maldito operário analfabeto assumiu o comando do governo federal.
Levando em consideração tudo o que lera e ouvira a respeito do perfil dos candidatos, a vitória do metalúrgico ignorante era impensável, porém, pensando no povinho desinformado que habita estas terras, tudo se explicava.

Nenhuma novidade expressar seu medo com o futuro do País, já que sempre viveu assim, mas, ela tinha como certo a saída do homem antes dos primeiros três meses de governo. Estava lá, nos jornais, nas rádios, nas Tv´s, nas revistas. Estava lá. Analistas de comportamento, de política, de economia. Eram psicólogos, sociólogos, especialistas. Diziam que ia ser uma quebradeira geral. Como poderia ele falar com o presidente americano se não sabia falar inglês? Ainda por cima – Um comunista! – Como ele ia lidar com os empresários? O risco país? A taxa de dólares? A taxa de Juros? Tudo ia estourar. Era uma bomba relógio! - Imaginem! Ao nosso presidente, sociólogo, catedrático e da mais alta competência, foi difícil controlar todas essas variáveis! Imaginem para um analfabeto inexperiente? Seria a bancarrota! Pois é... Lá se foi o primeiro trimestre, o segundo ano, o terceiro ano... E ela sempre esperando pelas noticias da queda do vagabundo.
As esperanças se renovaram quando o Nove Dedos foi falar na ONU: Ah! Agora quero ver como ele vai se virar sem falar inglês! Depois, veio a revolta popular contra a compra do “Aerolula”. Ladrão! E quando emperraram as negociações da ALCA, ela previu: É agora! Agora cai! Deu no jornal! Logo, o funesto Lula, arrumou outra pior... Foi se meter na Venezuela e na Bolívia contra os Estados Unidos e a favor daquele comunista do Chaves: Não sabe com quem está mexendo! Não entendeu bem o caso do tal Larry Rother. O valoroso homem da imprensa americana denunciou o escândalo sobre as Bebedeiras do Presidente. – Um Presidente Bebum? Meu Deus, onde vamos parar? Ninguém faz nada? O que ela não compreendeu bem, foi que a matéria acusava a nossa obstinada imprensa de saber de tudo sobre a tal manguaça presidencial e encobrir por medo. Medo de que? Como? A nossa imprensa? Covarde? Jamais! E o Mensalão?

Quando afloraram todas as denúncias esperou avidamente o impeachement do Presidente. A cada segundo consultava Blogs na internet. Acompanhou todos os depoimentos nas CPIs. Viu os programas noturnos de debates recheados de analistas. Acompanhou as pesquisas. E comemorava: Vai cair! Agora cai! Não acredita que essa coisa ainda esteja aí... Reeleito! Tantas provas? Tantas denúncias? Dizem que o povo é quem tinha de pedir o impeachment...

E por que não vem logo uma revolução? Igual em 64, quando ela ainda era uma distinta Senhora! Se não cai a gente derruba! Ora!...


Agora a Velhinha de Santana que andava desesperada, a beira de um ataque de nervos, voltou a sorrir. Não é um sorriso de boca inteira, mas, a alma esta aliviada. O seu candidato voltou abrir dez pontos sobre a mocreia apoiada pelo nove dedos. Ela viu no jornal. Tava lá... - O Datafolha apurou.?.. - Mas, não se pode descuidar... Com a qualidade de povo que temos nesse Brasil... Tudo é possível! - São capazes até elegerem a Guerrilheira... Meu deus!!!

Por Douglas - A Velhinha de Taubaté se foi, mas a de Santana ainda continua dando suas chineladas!

Nenhum comentário:

Visitantes